Nos segundos finais, Oscar Piastri (McLaren) cravou o melhor tempo do treino de classificação para a corrida sprint do GP Brasil de Fórmula 1. Ele superou seu companheiro na equipe "papaya", Lando Norris. Vice-líder do campeonato, o britânico havia feito o melhor tempo no treino livre na manhã desta sexta-feira (1). Líder do Mundial, Max Verstappen (Red Bull) fechou a sessão em quarto lugar.
No primeiro terço do treino, tanto Lance Stroll quanto Fernando Alonso, da Aston Martin, não avançaram para a próxima fase. O espanhol chegou a ser dúvida para o fim de semana devido a problemas estomacais.
Foram eliminados do Q1:
- 16º) Fernando Alosno (Aston Martin)
- 17º) Sebastian Ocon (Ocon)
- 18º) Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
- 19º) Lance Stroll (Sauber)
- 20º) Guanyu Zhou (Sauber)
O Q2 foi o limite para dois pilotos de grandes equipes. Lewis Hamilton (Mercedes) não passou do 11º lugar. O mesmo para Sérgio Pérez. Com os dias contados na Red Bull, o mexicano ficou com a 13ª colocação.
Foram eliminados do Q2:
- 11º) Lewis Hamilton (Mercedes)
- 12º) Nico Hulkenberg (Hass)
- 13º) Sério Pérez (Red Bull)
- 14º) Franco Colapinto (William)
- 15º) Valteri Bottas (Sauber)
Na última parte do treino, Piastri foi o mais rápido, fechando a sua volta mais veloz nos instantes finais e desbancando Norris. Sem brilho, Verstappen terminou em quarto.
Classificação do Q3:
- 1º) Oscar Piastri (Mclaren)
- 2º) Lando Norris (McLaren)
- 3º) Charles Leclerc (Ferrari)
- 4º) Max Verstappen (Red Bull)
- 5º) Carlos Sainz (Ferrari)
- 6º) George Russel (Mercedes)
- 7º) Pierre Gasly (Alpine)
- 8º) Liam Lawson (Racing Bulls)
- 9º) Alexander Albon (Williams)
- 10º) Oliver Beramnn (Haas)
A corrida sprint será disputada às 11h de sábado (2). A "mini-corrida" com 24 voltas não será a única atividade do dia na pista. Às 15h, os pilotos retornam ao cockpit para o treino que definirá o grid de largada. A largada está programada para as 14h de domingo (3).
Faltam quatro etapas para o fim do Mundial. Verstappen lidera com 362, seguido de Norris, com 315.