As disputas do Mr. Olympia 2024 terminaram na madrugada deste domingo (13). Dentre os principais destaques da 60ª edição da maior competição de fisiculturismo do mundo, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, estão a consagração e aposentadoria de Chris Bumstead (CBum), a decepção com o resultado de Ramon Dino (ambas na Classic Physique) e a quebra da hegemonia de Francielle Mattos na Wellnes, conquistada desta vez por Isa Nunes. Confira abaixo os top 5 das 11 categorias do torneio.
Top 5 das 11 categorias do Mr. Olympia 2024
Mr. Olympia (Open)
É a mais antiga e considerada a mais prestigiada do evento. Na Men's Open, não há limite de peso, e os competidores são julgados com base na simetria, proporção e definição muscular.
- Samson Dauda (Reino Unido)
- Hadi Choopan (Irã)
- Derek Lunsford (EUA)
- Martin Fitzwater (EUA)
- Chinedu Obiekea (Andrew Jacked)
Bikini
A competição começou em 2010 para mulheres que aspiram exibir uma forma física mais suave e menos muscular, porém ainda atlética e tonificada. A categoria coloca menos ênfase na massa muscular e mais na aparência geral, equilíbrio, forma e simetria do corpo. As competidoras são julgadas com base em critérios como tom de pele, presença de palco, beleza facial e, claro, apresentação do biquíni.
- Lauralie Chapados (Canadá)
- Ashley Kaltwasser (EUA)
- Jasmine Gonzalez (EUA)
- Aimee Leann Delgado (EUA)
- Vania Auguste (EUA)
Classic Physique
Adicionada em 2016, essa categoria é para fisiculturistas que querem focar em uma aparência mais clássica e esteticamente agradável. Os competidores são julgados em critérios semelhantes aos do Men’s Open, mas também em sua apresentação e poses. O canadense o Chris Bumstead (CBum) venceu todas as vezes desde 2019. A expectativa era que o brasileiro Ramon Dino pudesse quebrar essa hegemonia, mas ele terminou na quarta colocação.
- Chris Bumstead (Canadá)
- Mike Sommerfeld (Alemanha)
- Urs Kalecinski (Alemanha)
- Ramon Dino (Brasil)
- Breon Ansley (EUA)
Men's Physique
Competidores que têm um físico mais magro e mais modelado participam dessa categoria. Em vez de serem julgados apenas pelo tamanho e definição, eles são avaliados também com base em sua presença de palco e apresentação geral. Ryan Terry conquistou o bicampeonato.
- Ryan Terry (Reino Unido)
- Ali Bilal (Afeganistão)
- Erin Banks (EUA)
- Emanuel Hunter (EUA)
- Edvan Palmeira (Brasil)
Wheelchair
Categoria inclusiva para homens que utilizam cadeira de rodas. Foi oficialmente reconhecido como esporte pelo Congresso Internacional da IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo) em 2008, e desde 2018 tem seu espaço garantido no Mr. Olympia.
- Harold Kelley (EUA)
- Kevin Secundino (França)
- Karol Milewski (Polônia)
- Gabriele Andriulli (Itália)
- Josué Fabiano (Brasil)
212
Essa categoria recebe esse nome por conta do limite de peso para competir. É permitido que cada competidor chegue a 212 libras (96kg), e eles são avaliados com base na simetria, proporção e definição muscular, mas com um limite de peso. Keone Pearson conquistou o bicampeonato neste ano.
- Keone Pearson (EUA)
- Shaun Clarida (EUA)
- Angel Calderon Frias (Espanha)
- Kerrith Bajjo (EUA)
- Vitor Alves Porto de Oliveira (Brasil)
Wellness
Nesta categoria, a mais nova do torneio, o Brasil agora tem quatro títulos. Francielle Mattos venceu as três edições disputadas, de 2021 a 2023. Neste ano, Isa Nunes quebrou a hegemonia na Wellness. Nela, as mulheres têm corpo com a massa corporal na região dos quadris, glúteos e coxas ligeiramente maior.
- Isa Nunes (Brasil)
- Francielle Mattos (Brasil)
- Eduarda Bezerra (Brasil)
- Elisa Alcantara (República Dominicana)
- Giselle Machado (Brasil)
Ms. Olympia
A primeira categoria feminina no torneio. Representa o mais alto nível de competição profissional para fisiculturistas femininas. Iris Kyle é a maior vencedora, com nove títulos, seguida de Lenda Murray, que tem sete. A avaliação é a mesma do Men's Open Bodybuilding. Andrea Shaw é conquistou o título pelo segundo ano consecutivo.
- Andrea Shaw (EUA)
- Angela Yeo (EUA)
- Ashley Lynnette Jones (EUA)
- Helle Trevino (EUA)
- Nadia Capotosto (Itália)
Fitness
Nessa categoria, a competidora precisa ter uma combinação de desenvolvimento muscular, simetria e condição física, junto de uma rotina fitness que inclui elementos de dança, força, flexibilidade e endurance.
- Missy Truscott (EUA)
- Jaclyn Baker (EUA)
- Taylor Learmont (Canadá)
- Allison Kramer (EUA)
- Tamara Vahn (Canadá)
Women's Physique
Criada em 2013 como uma nova categoria para mulheres que desejam mostrar mais massa muscular do que as competidoras de figure e bikini, mas menos do que as competidoras de bodybuilding. Sarah Villegas venceu pelo segundo ano consecutivo.
- Sarah Villegas (EUA)
- Natalia Abraham Coelho (EUA)
- Sheronica Henton (EUA)
- Barbara Menage (França)
- Zama Benta (Brasil)
Figure
Introduzida em 2003, essa categoria oferece uma plataforma para mulheres que querem exibir uma forma física bem condicionada e muscular, mas menos extrema em termos de tamanho e definição muscular em comparação com as categorias de fisiculturismo ou fitness. Cydney Gillon domina a categoria desde 2017, com oito conquistas.
- Cydney Gillon (EUA)
- Jessica Reyes Padilla (Porto Rico)
- Lola Montez (Canadá)
- Natalia Soltero (EUA)
- Rhea Gayle (Reino Unido)