A cada ano que passa, o Brasil se torna ainda mais relevante no fisiculturismo mundial. Prova disso é o número elevado de participantes que o país terá no Mr. Olympia 2024. O principal torneio da modalidade ocorrerá entre 10 a 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Ao todo são 49 atletas do país, sendo 30 homens e 19 mulheres, inscritos no torneio, com representantes em 10 das 11 categorias. No masculino, são 12 fisiculturistas na Classic Physique e 11 na Men's Physique. No feminino, a categoria com mais representantes é a Wellness, com 10.
Os atletas brasileiros e as categorias no Mr. Olympia
Mr. Olympia (Open Bodybuilding)
Na principal categoria masculina, que recebe o nome do evento, o Brasil tem dois representantes. Destaque para Rafael Brandão, o primeiro brasileiro a subir no palco na Open Bodybuilding, em 2022, conquistando o 9º lugar.
- Rafael Brandão
- Bruno Santos
212 Olympia
Nesta categoria são quatro atletas brasileiros inscritos. Os fisiculturistas inscritos nela geralmente são mais baixos e há limite de peso: máximo de 96 kg (ou 212 libras).
- Vitor Alves Porto De Oliveira
- Marcello Alfonsi
- Francisco Barrios Vlk
- Fabricio Moreira
Classic Physique
A categoria é uma das que o Brasil melhor desempenha no mundo todo. Atualmente, o segundo melhor do mundo é Ramon Dino, que vai em busca do título. Para isso precisa bater Chris Bumstead, o Cbum. Além dele, há mais 11 atletas inscritos. Everson Costa é o atual vencedor do Mr. Olympia Brasil e ganhou vaga para o evento de Las Vegas.
- Everson Costa Melo
- Ramon Dino
- Gabriel Zancanelli
- Fabio Junio
- Eric Lisboa
- Livingstone Livinho
- Gabriel Pereira
- Junior Javorski
- Diego Alejandro Galindo Garavito
- Matheus Menegate
- Breno Freire
- Julio Simões
Men's Physique
Na Men's Physique, o Brasil também tem tradição no fisiculturismo. São vários nomes que se destacam na categoria que não tem como foco volume muscular, e sim definição.
- Carlos de Oliveira
- Kaique Santos
- Diogo Montenegro
- Edvan Palmeira
- Vinícius Mateus Viera Lima
- Vitor Chaves
- Matheus Nery Oliveira
- Emerson Costa
- Guilherme Gualberto
- Rafael Oliveira
- Emmanuel Costa
Weelchair
Categoria inclusiva destinada a fisiculturistas que precisam de cadeira de rodas. O Brasil tem um único representante. O foco está em observar, sobretudo, os músculos da parte superior do corpo.
- Josué Fabiano Barreto Monteiro
Ms. Olympia
A vencedora da Open Bodybuilding recebe o título de Ms. Olympia. O Brasil tem duas representantes em 2024, sendo Alcione Barreto uma das candidatas ao título. Ela foi terceira colocada no ano passado.
- Alcione Santos Barreto
- Leyvina Rodrigues Barros
Bikini
O foco é proporcionalidade entre seus músculos superiores e inferiores. Angélica Teixeira é a principal brasileira em 2024, pois já venceu dois títulos, em 2017 e 2018. São quatro inscritas no total.
- Luciana de Souza Santos
- Priscila Rodrigues
- Angélica Teixeira
- Elisa Pecini
Figure
Na categoria em que o Brasil tem apenas uma representante, o foco é no desenvolvimento muscular e no condicionamento da parte superior do corpo, que deve ser como um Y.
- Letícia Ramos
Women's Physique
Menos musculosas do que na Ms. Olympia, mas mais volumosas do que na Figure. Essa é a ideia da categoria Women's Physique, que conta com duas brasileiras.
- Elisama Manoel Benta Zorzetto
- Caroline Alves Dos Santos
Wellness
Com 10 inscritas, a Wellness é uma categoria na qual o Brasil domina. Francielle Mattos venceu as três edições já realizadas e vai em busca do tetra. Além dela, Isabelle Nunes foi vice-campeã nos dois últimos anos.
- Franciele Mattos
- Isabelle Nunes
- Giselle Machado
- Marcela Mattos
- Rayane Fogal
- Valquiria Lopes
- Narla Vilar
- Daniele Mendonça
- Eduarda Bezerra
- Camile Luz