A quinta-feira (10) foi de duas vitórias e duas derrotas para o Brasil no ATP Challenger 100 de Villa María, cidada na província de Córdoba, na Argentina. Os vencedores foram Matheus Pucinelli e Pedro Sakamoto, que garantiram vaga nas quartas de final do torneio, enquanto Felipe Meligeni e Gustavo Heide se despediram.
Após superar o qualifying, Pucinelli anotou sua segunda vitória na chave principal. Depois de eliminar o segundo cabeça de chave, Francisco Comesaña, o paulista venceu mais um argentino. Com parciais de 6/1 e 6/4, ele passou pelo convidado local Luciano Ambrogi.
Nas quartas, o número 374 do mundo vai enfrentar Juan Manuel Cerúndolo, sétimo na lista de favoritos. Nesta quinta, o argentino eliminou Felipe Meligeni ao marcar 6/3 e 7/6 (4).
Pedro Sakamoto, que ocupa a 286ª posição no ranking da ATP, se impôs ao argentino Agustín Gómez, oitavo cabeça de chave, por 4/6, 7/6 (6) e 6/4. Nas quartas, o número 286 do mundo vai encarar outro local, o quarto favorito Ugo Carabelli, que fez 2 a 1 (4/6, 6/2 e 6/3) no paraguaio Daniel Vallejo.
Quem acabou eliminado foi Gustavo Heide. Número 188 do mundo e quinto melhor do Brasil, ele foi superado pelo terceiro cabeça de chave, o boliviano Hugo Dellien, que fez 6/3 e 6/1 e agora vai em busca de um lugar na semifinal enfrentando o holandês Jesper de Jong, quinto favorito.
Duas duplas com brasileiros na semifinal
As semifinais de duplas foram definidos e duas das quatro finalistas tem jogadores brasileiros.
Cabeças de chave número 1, o gaúcho Orlando Luz e o paulista Marcelo Zormann venceram o brasileiro Mateus Alves e o argentino Mariano Kestelboim por 7/6 (4) e 6/3 e irão enfrentar uma parceria 100% argentina na semifinal. Os adversários serão Hernán Casanova e Santiago Rodríguez.
Classificado em simples, Pedro Okamoto manteve a boa fase nas duplas. Ele e o argentino Gonzalo Villanueva venceram o britânico Scott Duncan e o americano Hunter Reese por 3/6, 6/1 e 10-8 e agora duelarão com os bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos, que passaram pela parceria 100% brasileira de Luís Britto e Paulo Saraiva, por 7/6 (9) e 6/2.