Hexacampeão olímpico de ciclismo de pista, o britânico Chris Hoy revelou que foi diagnosticado com câncer de próstata terminal. Ele descobriu que tinha um tumor no ombro em setembro de 2023, anunciando seu diagnóstico de câncer alguns meses depois, em fevereiro de 2024.
Hoy tem 48 anos e revelou agora que, dois dias após o diagnóstico inicial, foi informado de que o câncer primário em sua próstata havia se espalhado e foram detectados tumores também no ombro, quadril, pelve, coluna vertebral e costela.
O câncer é de estágio 4 e incurável. Hoy está passando por tratamento para controlar a doença, mas foi informado de que lhe restam de dois a quatro anos de vida.
Ao jornal britânico Sunday Times, ele afirmou que a maior parte de sua luta contra o câncer não tem sido física, mas mental.
— De coração, estou bastante positivo na maior parte do tempo e tenho felicidade genuína. Isso é maior que as Olimpíadas. É maior que qualquer coisa. Isso é sobre apreciar a vida e encontrar alegria — disse o ciclista que ganhou um ouro em Atenas 2004, três em Pequim 2008, dois em Londres 2012, onde também subiu no pódio para receber uma prata.
Nos Jogos de Londres, ele se tornou o atleta britânico mais condecorado de todos os tempos, antes de ser superado por Jason Kenny nos Jogos de Tóquio, em 2021.
Após Pequim 2008, Hoy recebeu o título de cavaleiro para se tornar Sir Chris Hoy.
— Tornar-se um cavaleiro andando de bicicleta é uma loucura. Mas é realmente uma honra incrível e é ótimo para o esporte — afirmou Sir Chris Hoy após ser condecorado.
Na carreira, o atleta nascido em Edimburgo, na Escócia, ainda conquistou 25 medalhas em campeonatos mundiais, sendo 11 de ouro, oito de prata e seis de bronze.