Número 3 do mundo, Carlos Alcaraz garantiu a vitória da Espanha sobre a França e classificou seu país para a Final 8 de novembro da Copa Davis. Austrália, Estados Unidos e Alemanha também se classificaram.
Depois de concluída a segunda rodada da fase de grupos nesta sexta-feira (13), e à espera da terceira rodada a ser disputada entre sábado e domingo, o panorama começa a ficar muito mais claro em relação à fase final, marcada para novembro, em Málaga, na Espanha, e para a qual os dois primeiros de cada chave se classificam nesta semana.
A cidade andaluza não vai ficar sem a anfitriã Espanha, que venceu os dois jogos da fase de grupos, contra República Tcheca, na quarta-feira, e contra a França, nesta sexta. No grupo B, a Austrália também se classificou ao vencer os dois primeiros jogos contra os mesmos adversários. As duas equipes decidirão a liderança no domingo.
Contra os franceses, a Espanha não decepcionou sua torcida em Valência e se impôs rapidamente, vencendo os dois jogos de simples.
Primeiro, o veterano Roberto Bautista Agut, 36 anos, derrotou o francês Arthur Fils, de virada, parciais de 2/6, 7/5 e 6/3. E depois Carlos Alcaraz venceu Ugo Humbert, por 2 a 0, com um duplo 6/3.
— Vamos para Málaga! Grande equipe e grande Espanha! — escreveu Alcaraz na rede social X.
Na partida de duplas, sem nada em jogo, os franceses Pierre-Hugues Herbert e Edouard Roger-Vasselin venceram Pablo Carreño Busta e Marcel Granollers por 7/6 (7), 6/7 (10), 10-8.
EUA e Alemanha avançam
O Grupo C também ficou definido, em Zhuhai (China), com Estados Unidos e Alemanha classificados, e Eslováquia e Chile já eliminados.
Nesta sexta-feira, os Estados Unidos venceram a Eslováquia por 3 a 0, com vitórias de Mackenzie McDonald e Brandon Nakashima, antes da vitória de Austin Krajicek e Rajeev Ram na partida de duplas.
A vitória do Team EUA indiretamente fez com que desaparecessem as reduzidas chances do Chile, que perdeu por 3 a 0 nas duas primeiras rodadas, de se classificar.
Itália lidera grupo do Brasil
No grupo A, em Bolonha, a Itália venceu a Bélgica por 2 a 1 e lidera sozinha a chave. Bélgica e Holanda conseguiram vencer um duelo nas duas primeiras rodadas, enquanto o Brasil, que perdeu seus dois jogos, está em último lugar e em situação crítica antes de enfrentar os belgas, neste sábado.
Argentina ainda tem chances
Depois da derrota no primeiro dia para o Canadá, na terça-feira, a Argentina tinha a obrigação de reagir nesta sexta-feira contra a Grã-Bretanha, em Manchester, e assim o fez.
Os argentinos, campeões da Copa Davis em 2016, vão ampliar suas chances de estar na briga pelo título de 2024, em novembro, se vencerem a Finlândia, no sábado.
Nesta sexta-feira, Tomás Etcheverry, 34º do ranking mundial, abriu o caminho da equipe albiceleste contra os anfitriões britânicos, ao vencer Daniel Evans (178º) por 6/2 e 7/5.
Depois foi a vez de Francisco Cerúndolo (31º), que teve que se suar muito, mas venceu a partida contra o número 1 britânico, Jack Draper (20º), por 7/6 (4) e 7/5.
A vitória argentina foi por 2 a 1 já que Máximo González e Andrés Molteni perderam no confronto de duplas contra Daniel Evans e Neal Skupski por 6/3 e 7/5.
A Grã-Bretanha derrotou a Finlândia por 2 a 1 na primeira rodada. No domingo encerrará a participação no grupo contra o Canadá, líder após ser a única equipe do grupo a vencer seus confrontos nas duas primeiras rodadas.