O espanhol Carlos Alcaraz, número 3 do mundo, se classificou para as quartas de final do ATP 500 de Pequim neste domingo (29), ao derrotar com facilidade o holandês Tallon Griekspoor, 39º do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2, em apenas 56 minutos.
Esta foi a 200ª vitória do tenista de 21 anos como profissional, que comentou após o jogo:
— Estou muito feliz por isso, 200 vitórias é um grande número. Mas quero chegar às 300. Só quero continuar melhorando e evoluindo. Quero jogar mais jogos e continuar fazendo o que faço — disse Alcaraz após a partida.
Alcaraz, que já venceu quatro torneios de Grand Slam, vai enfrentar nas quartas o russo Karen Khachanov, 27º da ATP, que bateu o argentino Francisco Cerúndolo por 7/6 (4) e 7/6 (9).
Na entrevista coletiva pós-jogo, Alcaraz falou sobre a situação do italiano Jannik Sinner, depois que a Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou que recorreu contra a absolvição no número 1 do mundo no caso em que apresentou dois testes positivos para uma substância proibida em março.
— Acho que não é bom para o tênis. É difícil para ele. Sei que todo mundo está falando sobre isso e, provavelmente, como ele mesmo disse antes do US Open, as pessoas olham para ele de forma diferente agora. Espero que ele possa contornar logo este assunto e se concentrar no que ama, que é jogar tênis — comentou o espanhol, que mostrou empatia pelo rival.
Em outro jogo concluído antes da chegada da chuva, o chinês Yunchaokete Bu surpreendeu o italiano Lorenzo Musetti, sexto favorito, ao marcar 5/2 e 6/4. O seu adversário sairá do confronto entre o russo Andrey Rublev e o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, que jogaram apenas três games antes do mau tempo forçar a paralisação.