A disputa dos playoffs da NBA começou no fim de semana, com oito jogos iniciais da primeira rodada. Todos os mandantes venceram, alguns com mais facilidade do que outros, mostrando que determinados duelos devem ser resolvidos de forma mais rápida.
Cada confronto é disputado em melhor de sete partidas, ou seja, a primeira equipe a vencer quatro duelos avança de fase. As franquias de melhor classificação na temporada regular têm vantagem de mando de quadra, podendo atuar junto da torcida até quatro vezes durante o duelo.
Os principais destaques das primeiras partidas de cada confronto dos playoffs da NBA:
Cleveland Cavaliers 97 x 83 Orlando Magic
Apesar do equilíbrio das equipes na tabela durante a temporada regular, nos playoffs aparecem os jogadores que desequilibram. Donovan Mitchell, armador dos Cavaliers, foi o responsável por isso no primeiro jogo da série. Ele anotou 30 pontos, sendo o cestinha da partida. Além disso, Cleveland conseguiu dominar o garrafão dos dois lados da quadra e venceu o duelo de rebotes.
O Magic até teve Paolo Banchero bem, com 24 pontos, mas um jogador não agregou em nada enquanto esteve em quadra. Gary Harris foi titular, atuou por 33 minutos e não fez nenhum ponto, nem deu assistências. O armador contribuiu apenas com dois rebotes durante todo jogo. Para sonhar com uma vaga, Orlando vai precisar mais dos jogadores secundários do elenco.
Minnesota Timberwolves 120 x 95 Phoenix Suns
Uma das séries mais promissoras dos playoffs da NBA, mas que teve um dominante do primeiro jogo. Os Wolves venceram o duelo no garrafão, como era esperado, com 13 rebotes ofensivos contra apenas três dos Suns. Além disso, Anthony Edwards mostrou por que é considerado uma das estrelas da Liga. Ele marcou 33 pontos no jogo, provocou Kevin Durant e levou o ginásio em Minnesota ao delírio.
Mesmo provocado, KD foi o principal pontuador da sua equipe, com 31 pontos. Porém, além de não conseguir desempenhar no garrafão, Phoenix sentiu falta dos seus outros dois astros. Devin Booker marcou 18 pontos e Bradley Beal, 15. A melhora de ambos é importante para os Suns terem alguma chance de vencer a série.
New York Knicks 111 x 104 Philadelphia 76ers
Quando três jogadores de um time de basquete conseguem passar dos 20 pontos marcados, conquistar a vitória se torna mais fácil. Os Knicks contaram com Josh Hart, Jalen Brunson e Miles McBridge acima de 20 pontos. Além disso, a equipe de Nova York conseguiu levar a melhor no duelo dos bancos de reservas, com 42 pontos marcados contra apenas sete dos 76ers.
Tyrese Maxey e Joel Embiid, com 33 e 29 pontos, respectivamente, mantiveram Phily no jogo, mas precisam de mais ajuda dos outros jogadores.
Denver Nuggets 114 x 103 Los Angeles Lakers
O placar final não condiz com o equilíbrio visto no primeiro tempo da partida. Os Lakers foram ao intervalo vencendo e chegaram a abrir 12 pontos em determinado momento do duelo. Anthony Davis e LeBron James se destacaram, como era esperado, mas o elenco de apoio não contribuiu como deveria e isso fez a diferença.
No momento que precisava aparecer, Nikola Jokic marcou pontos, pegou rebotes e fez os Nuggets jogarem bem. O pivô sérvio terminou o confronto com 32 pontos e 12 rebotes, e Jamal Murray também fez um duplo-duplo, com 22 pontos e 10 assistências.
Boston Celtics 114 x 94 Miami Heat
Favorito a vencer o Leste, o Boston Celtics dominou o primeiro jogo contra o Heat. Nenhum jogador se destacou além dos demais, mostrando a coletividade da equipe, com quase todos os jogadores que entraram em quadra passando dos dois dígitos em pontos.
Miami sente falta de Jimmy Butler — que não deve retornar a tempo por conta de uma lesão no joelho. O ala era a esperança de uma surpresa nos playoffs e sem ele falta uma figura que chame a responsabilidade. Bam Adebayo até consegue dentro do garrafão, mas no perímetro Tyler Herro e Jaime Jaquez Jr. ainda oscilam entre boas a más atuações.
Los Angeles Clippers 109 x 97 Dallas Mavericks
O que poucos acreditavam em 2024 aconteceu. James Harden foi o nome do primeiro jogo da série, com 28 pontos marcados, e supriu a ausência de Kawhi Leonard, que deve retornar para as próximas partidas.
Luka Doncic e Kyrie Irving somaram 64 pontos para os Mavericks, mas mesmo assim não foi suficiente para Dallas chegar próximo de uma vitória. Os outros oito jogadores que entraram em quadra totalizaram apenas 33 pontos no jogo, enquanto os Clippers tiveram, além de Harden, mais dois atletas com mais de 20 pontos.
Milwaukee Bucks 109 x 94 Indiana Pacers
A ausência de Giannis Antetokounmpo no primeiro jogo era uma oportunidade para os Pacers vencerem fora de casa. No entanto, Damian Lillard conseguiu uma grande atuação, com 35 pontos, e liderou os Bucks na vitória. Khris Middleton, com 23 pontos e 10 rebotes, foi outra figura emblemática na partida, principalmente na marcação em cima de Tyrese Haliburton.
O armador de Indiana teve apenas nove pontos marcados e não ajudou Pascal Siakam. O ala-pivô marcou 36 pontos e pegou 13 rebotes, mas foi uma estrela solitária para os Pacers.
Oklahoma City Thunder 94 x 92 New Orleans Pelicans
A juventude de OKC foi responsável pela primeira colocação na Conferência Oeste. Entretanto, essa falta de experiência quase custou o primeiro jogo da série. Muitos erros foram cometidos na partida, mas no fim das contas Shai Gilgeous-Alexander assumiu a responsabilidade e foi decisivo na reta final. O armador terminou o jogo com 28 pontos.
Pelos Pelicans, a ausência de Zion Willianson foi sentida no garrafão. Fora dele, C.J. McCollun (20 pontos) foi bem do perímetro, assim como Trey Murphy III (21 pontos). Quem deixou a desejar foi Brandon Ingram, com apenas 12 pontos marcados.