Dorival Júnior esboçou a primeira possível escalação da Seleção Brasileira para o amistoso do próximo sábado (23), às 16h, contra a Inglaterra. Nesta quinta-feira (21), o novo treinador comandou o último treino no CT do Arsenal, em Londres.
Abaixo, GZH apresenta os 11 jogadores que tendem a começar a partida diante dos ingleses, conforme apuração do ge.globo. Nesta sexta-feira (22), a Seleção ainda trabalha em Wembley, palco do jogo, para que Dorival faça os últimos ajustes antes do seu primeiro compromisso oficial no cargo.
Bento (Athletico-PR)
O goleiro de 24 anos é o único da posição que já foi convocado outras vezes para a Seleção Brasileira. Contudo, se for escolhido por Dorival, vai estrear começando um jogo. Desde 2020, fez 148 jogos pelo Furacão e é titular desde 2022. Entre as conquistas, participou da Sul-Americana de 2021 como reserva e do Campeonato Paranaense do ano passado como titular.
Danilo (Juventus)
O lateral-direito de 32 anos é o único remanescente do último amistoso feito pelo Brasil contra a Inglaterra há sete anos. Na época, era reserva de Daniel Alves. O jogador ainda traz a experiência de ter disputado a última Copa do Mundo com o time de Tite. Danilo foi revelado pelo América-MG e, antes de se transferir para a Europa, atuou pelo Santos nas temporadas de 2010 e 2011.
Fabrício Bruno (Flamengo)
O zagueiro de 28 anos é um vários representantes do ciclo vitorioso do Flamengo na Seleção Brasileira. É considerado peça fundamental na equipe de Tite, o que, inclusive, levou o clube da Gávea a renovar o seu contrato até 2028. Fez 101 jogos com a camisa rubro-negra desde 2022, quando foi contratado junto ao Bragantino. Antes, estava no Cruzeiro, clube pelo qual foi revelado.
Bremer (Juventus)
O zagueiro de 27 anos foi convocado para a vaga de Gabriel Magalhães, do Arsenal, cortado por lesão. Iniciou a carreira como profissional pelo Atlético-MG e, em menos de um ano, foi vendido para o Torino, da Itália. Está na segunda temporada pela Juventus, clube pelo qual tem 72 jogos e cinco gols. Fez o primeiro jogo como titular da Seleção Brasileira na derrota para Camarões, por 1 a 0, na fase de grupos da Copa de 2022, quando Tite utilizou um time reserva.
Wendell (Porto)
O lateral-esquerdo de 30 anos é lembrado pela torcida do Grêmio pela boa passagem que fez no clube entre 2013 e 2014, após ter sido contratado junto ao Londrina. Da equipe gaúcha, saiu para o Bayer Lerverkusen, onde ficou por sete temporadas. Está no Porto desde 2021. Fez 72 jogos e tem sido titular na maioria das partidas.
Bruno Guimarães (Newcastle)
O volante de 26 anos está na terceira temporada pelo Newscastle, onde é titular. Para o time inglês, foi depois de atuar no Lyon, da França. Foi revelado pelo Audax, de São Paulo, mas foi pelo Athletico-PR que ganhou destaque. Atuou em 109 partidas pelo Furacão e conquistou títulos como a Sul-America de 2018 e a Copa do Brasil de 2019.
João Gomes (Wolverhampton)
O volante de 23 anos é o terceiro jogador com mais desarmes na Premier League atualmente. A boa fase faz com que seja cobiçado pelo Manchester United, que o vê como um possível substituto de Casemiro, brasileiro que pode deixar o time no meio do ano. No Brasil, foi revelado pelo Flamengo, onde alcançou seis títulos e 122 partidas pelo profissional.
Lucas Paquetá (West Ham)
O meia de 26 anos é a esperança para a posição no time brasileiro após nenhum atleta conseguir se afirmar no setor nos últimos anos. Está na segunda temporada pelo clube inglês, com 74 jogos, 12 gols e 13 assistências. Também foi revelado pelo Flamengo, de onde saiu para o Milan, em 2018, ano em que acabou eleito como o melhor meia do Brasileirão.
Vini Júnior (Real Madrid)
O atacante de 23 anos é mais um craque oriundo do Flamengo que figura na Seleção Brasileira. Assinou contrato com o Real Madrid aos 16 anos e está na sexta temporada pelo gigante espanhol, afirmado como titular do time de Carlo Ancelotti. São 253 jogos pela equipe principal do clube madrilenho, com 78 gols e 56 assistências.
Rodrygo (Real Madrid)
O atacante de 23 anos deve continuar com a camisa 10 do Brasil enquanto Neymar segue afastado. Com trajetória semelhante a de Vini Júnior, foi revelado pelo Santos e, com apenas 17 anos, assinou contrato com o Real Madrid, onde tem sido titular na maioria dos jogos. São cinco temporadas no time espanhol, com participação em 206 jogos, 50 gols e 37 assistências na equipe principal (assim como Vini Júnior, iniciou no Real Madrid B).
Raphinha (Barcelona)
O atacante gaúcho de 27 anos deixou o Avaí, em 2016, sem nem mesmo ter estreado pelo profissional. Na ocasião, foi vendido ao Vitória de Guimarães, de Portugal. A carreira deslanchou por clubes de segundo escalação da Europa, como Rennes, da França, e Leeds United, da Inglaterra, até chegar ao Barcelona, em 2022. Atualmente titular, já soma 78 partidas pelo clube catalão, com 15 gols e 21 assistências.