A crônica esportiva do Rio Grande do Sul está de luto. Morreu neste domingo (17), aos 67 anos, o comunicador e ex-narrador da Rádio Gaúcha Marco Antônio Pereira. A causa da morte não foi informada, mas ele enfrentava problemas cardíacos e havia sofrido um infarto no início deste mês. Marcão, como era conhecido, foi internado, passou por cateterismo e recebeu alta há cerca de uma semana, mas faleceu em casa nesta madrugada. Ele deixa três filhos, Henrique, Éder e Mariana, além de três netos.
A cerimônia de despedida de Marcão acontecerá no Crematório e Cemitério Ecumênico Cristo Rei, em São Leopoldo, a partir das 4h desta segunda-feira (18), se estendendo até as 16h, horário previsto para o sepultamento.
Marcão foi uma das vozes esportivas da Rádio Gaúcha por 22 anos. Contratado em 1991, permaneceu até outubro de 2015 — entre 1995 e 1996 esteve na Rádio Bandeirantes. Ainda na Gaúcha narrou seis Copas do Mundo (de 1994 a 2014). Na TV, ele apresentou programas e narrou alguns jogos em emissoras como TVCom e Premiere FC.
Natural de São Leopoldo, construiu a vida em Novo Hamburgo e iniciou a carreira no jornalismo do Vale do Sinos. Iniciou na Progresso (atual ABC) e, em Porto Alegre, sua voz também esteve nos microfones de Guaíba e Grenal. Atualmente, estava no canal do jornalista Alex Bagé e na Rádio Mais Independência de São Leopoldo. Por mais de quatro décadas atuou na crônica esportiva gaúcha.
— Perdemos um dos grandes narradores de futebol do Rio Grande e do Brasil. Marco Antônio Pereira fez comigo uma dupla de narradores por mais de dez anos. Deixou muito marcado seu talento, com sua voz muito forte e suas frases bem colocadas. Morre jovem — disse o narrador da Gaúcha Pedro Ernesto Denardin.
No jogo deste domingo, entre Juventude e Inter, pela semifinal do Gauchão, será respeitado um minuto de silêncio para o ex-narrador. A reportagem conversou com Everton Cury, ex-dirigente do Novo Hamburgo e amigo de Marco Antônio Pereira.
— Era um irmão. Estava todas as semanas aqui, ou quando não estava, mantínhamos contato por telefone. Nem que fosse para bebermos algo ou comer um churrasco. Sempre fui muito próximo à família. Estou arrasado, assim como o Henrique (filho do Marco), com quem falei há pouco.
Perdemos um dos grandes narradores do Brasil
Leia a coluna aqui
A ACEG, entidade da qual Marco Antônio presidiu, emitiu uma nota de pesar:
Nota de Pesar: falecimento do ex-presidente Marco Antônio Pereira
A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) lamenta, profundamente, o falecimento do seu ex-presidente Marco Antônio Pereira da Silva, ocorrido neste domingo (17), aos 67 anos de idade.
Apresentador, locutor esportivo nas rádios Progresso de Novo Hamburgo, Gaúcha, Guaíba, Bandeirantes e Grenal, dentre outras, Marcão esteve ao nosso lado por mais de 40 anos na crônica esportiva do Estado. Fica a lembrança de um dos maiores e melhores narradores de nossa história.
A ACEG presta condolências aos colegas, amigos e familiares.
Marco Antônio Pereira também foi homenageado por clubes do Rio Grande do Sul. Confira abaixo: