A brasileira Luisa Stefani e a francesa Caroline Garcia estão na decisão da chave de duplas do WTA 500 de Berlim, na Alemanha. Neste sábado (24), elas venceram as favoritas ao título do torneio, a australiana Ellen Perez e a americana Nicole Melichar-Martinez por 2 sets a 0, com duplo 6/4, após em 1h10min de confronto. O jogo havia sido adiado na sexta-feira (23) por causa da chuva.
No domingo, às 8h (de Brasília), Luisa e Garcia decidirão o título diante das tchecas Kateřina Siniaková e Markéta Vondroušová. Esta será a primeira final da tenista paulistana na grama. Mais cedo, as tchecas derrotaram a americana Desirae Krawczyk e a holandesa Demi Schuurs pelo mesmo placar, 2 a 0 com duplo 6/4. Siniaková tenta repetir a conquista de 2022, quando ao lado da australiana Storm Sanders ergueu o troféu.
— Ótimo jogo hoje. Acabaram sendo só duas quebras, uma em cada set, para definir a partida. Sacamos muito bem, do começo ao fim, e nos momentos importantes também. Estou muito feliz com mais essa final — afirmou Luisa Stefani após o jogo.
Luisa é apenas a segunda tenista brasileira a decidir um torneio em Berlim. Antes dela, apenas Maria Esther Bueno tinha chegado à decisão de simples, nos anos de 1960/64/66, mas sem se sagrar campeã.
A final de simples em Berlim também foi definida neste sábado e será disputada entre a tcheca Petra Kvitová, sétima cabeça de chave, que passou pela russa Ekaterina Alexandrova por 6/3 e 6/4, e a croata Donna Vekić, que eliminou a grega Maria Sakkari, sexta favorita, por 6/4 e 7/6 (8).