Como é o dia a dia de atletas, funcionários, dirigentes e torcedores dos 16 clubes da Divisão de Acesso do futebol gaúcho?
A partir desta inquietação, a editora Luysa Espinosa, a apresentadora Alice Bastos Neves, e técnicos e cinegrafistas da RBS TV rodaram 3,5 mil quilômetros durante 45 dias pelos confins do Estado para contar a rotina de personagens desconhecidos do público (mas protagonistas em suas comunidades) ligados aos clubes da Segundona.
O resultado da incursão pelo Rio Grande profundo será apresentado a partir deste sábado (3), às 14h10min, na RBS TV, na série Minha Raiz.
No primeiro episódio, Minha Raiz – Pequenos Grandes Clubes apresenta pessoas ligadas ao Pelotas (em Pelotas), ao Tupi (em Crissiumal), ao Esportivo (em Bento Gonçalves) e ao Guarani (em Venâncio Aires).
Na estreia, serão contadas as histórias da dona Eloisa Neutzling, 72 anos, que leva o filho Dedé, um menino com deficiência mental, por todos os jogos do Pelotas pelo Estado; do ex-goleiro Beto, preparador de goleiros do Tupi e campeão mundial pelo Grêmio, em 1983; e do atacante Guilherme, do Esportivo, que além de boleiro é confeiteiro especializado em docinhos, e da Cléria, a “Tia da Cozinha” do Guarani.
— Vivendo toda esta história a gente sente o quanto as pessoas são realmente apaixonadas, e quanto o futebol do Interior é vivo. Cada pessoa contribui de algum jeito — conta Luysa.
Para a apresentadora Alice Bastos Neves, a imersão pelo Estado foi uma “jornada linda de aprendizado e reconexão com o que realmente importa".
— Ouvimos de um pai jogando bola com o filho na praça em uma cidade do interior gaúcho que onde tem futebol, tem amor. Esse amor que move os clubes da Segunda Divisão a sobreviverem apesar das muitas dificuldades. Foi o que nos moveu a produzir o Minha Raiz. Uma série de programas que, através de histórias e personagens de clubes e cidades do Rio Grande do Sul, vai conectar o público com suas próprias raízes — complementa Alice.
Além das jornalistas Alice e Luysa, participaram do projeto, coordenado por Rafael Dreyer, a assistente de conteúdo Heloíse Bordin, o editor de imagens Claudio Lacerda, os cinegrafistas William Ramos, Emerson Garcia, Gabriel Bolfoni e Marcos Hofmann, os operadores de áudio Hermes Filipe e Marcel Braga, e os auxiliares de externa Raul Branco e Rodrigo Quesada. Texto em GZH e Zero Hora: Pedro Petrucci.
PRIMEIRO EPISÓDIO - Pequenos Grandes Clubes
- O que: clubes abordados - Pelotas (Pelotas), Tupi (Crissiumal), Esportivo (Bento Gonçalves) e Guarani (Venâncio Aires)
- Quando: sábado, 3 de agosto
- Onde: RBS TV, às 14h10min
- Outros veículos: Em GZH deste sábado (3), na Superedição de ZH (dias 3 e 4) e no Domingo Esporte Show (dia 4), da Rádio Gaúcha
SEGUNDO EPISÓDIO - Pequenos Grandes Personagens
- O que: Inter-SM (Santa Maria), Lajeadense (Lajeado), Veranópolis (Veranópolis) e Cruzeiro (Cachoeirinha)
- Quando: sábado, 10 de agosto
- Onde: RBS TV, às 14h10min
- Outros veículos: em GZH, na Superedição de ZH (dias 10 e 11) e no Domingo Esporte Show (dia 11) da Rádio Gaúcha
TERCEIRO EPISÓDIO - Pequenos Grandes Clássicos
- O que: Gaúcho e Passo Fundo (Passo Fundo), Avenida e Santa Cruz (Santa Cruz)
- Quando: sábado, 17 de agosto
- Onde: RBS TV, às 14h10min
- Outros veículos: em GZH, na Superedição de ZH ( dias 17 e 18) e no Domingo Esporte Show (dia 18) da Rádio Gaúcha
QUARTO EPISÓDIO - Pequenos Grandes Futuros - O que: São Paulo (Rio Grande), Glória (Vacaria), Brasil (Farroupilha) e São Gabriel (São Gabriel)
- Quando: sábado, 24
- Onde: RBS TV, às 14h10min
- Outros veículos: em GZH, na Superedição de ZH ( dias 24 e 25) e no Domingo Esporte Show (dia 25) da Rádio Gaúcha