O Paraguai garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa América nesta quinta-feira (24) ao superar o Chile por 2 a 0, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Braian Samudio e Miguel Almirón, de pênalti, anotaram os gols da partida, válida pela quarta rodada do Grupo A.
equipe paraguaia chegou aos seis pontos e subiu para o segundo lugar da chave, atrás apenas da Argentina, com sete pontos. Já o Chile, em noite pouco inspirada, caiu para o terceiro posto, com cinco pontos. A seleção chilena "disputa" com o Uruguai o quarto lugar, que será o adversário da seleção brasileira nas quartas de final.
Com a vaga garantida na próxima fase, o técnico Martín Lasarte promoveu mudanças na seleção chilena nesta quinta. Ele deu chances para Eugenio Mena, Tomás Alarcón e César Pinares entre os titulares. E o time passou a atuar de forma mais defensiva, ao longo de todo o primeiro tempo. O Chile praticamente só assistiu ao Paraguai jogar na etapa inicial.
Precisando da vitória para se classificar, o time paraguaio partiu para o ataque. Aos 15, na primeira boa chance do jogo, Alberto Espínola cruzou na área, mas a bola foi em direção ao gol e deu trabalho para Claudio Bravo fazer a defesa. Aos 33, o placar foi alterado. Após cobrança de escanteio na área, Braian Samudio subiu na segunda trave e acertou bela cabeçada no ângulo.
Diante de um Chile hesitante e quase sem ataque, o Paraguai esteve perto de ampliar antes do intervalo. Aos 40, Miguel Almirón levantou na área, Bravo se atrapalhou na saída aérea e Carlos González, praticamente sozinho, cabeceou para fora, desperdiçando chance preciosa.
O segundo tempo começou com o Chile tentando mostrar postura mais ofensiva. Mas a iniciativa durou pouco. O Paraguai seguia melhor, com presença maior no ataque. Aos 10, Gary Medel fez falta em González dentro da área. E, na cobrança do pênalti, Almirón mandou no canto direito de Bravo e ampliou a vantagem dos paraguaios.
A boa vantagem obrigou o Chile a sair para o jogo, abrindo brechas em sua defesa. A partida ficou mais aberta e o Paraguai desperdiçou oportunidades de vencer com mais tranquilidade. Sem mostrar eficiência no ataque, o time paraguaio precisou se segurar na defesa nos minutos finais. Mas conteve os pontuais lampejos do ataque chileno para confirmar o triunfo.
Na última rodada do Grupo A, o Paraguai vai encarar o Uruguai na segunda-feira, no Engenhão, no Rio de Janeiro. Já o Chile vai descansar na rodada porque já cumpriu sua tabela nesta fase classificatória.
FICHA TÉCNICA:
CHILE 0 x 2 PARAGUAI
CHILE - Claudio Bravo; Mauricio Isla, Gary Medel (Enzo Roco), Sierralta, Eugenio Mena; Tomás Alarcón (Jean Meneses), Arturo Vidal, Charles Aránguiz; César Pinares (Pablo Galdames), Brereton e Eduardo Vargas. Técnico: Martín Lasarte.
PARAGUAI - Antony Silva; Alberto Espínola, Gustavo Gómez, Júnior Alonso, Héctor Martínez; Santiago Arzamendia (Alderete), Villasanti, Ángel Lucena (Gastón Giménez), Almirón (Antonio Bareiro), Carlos González (Óscar Romero); Braian Samudio. Técnico: Eduardo Berizzo.
GOLS - Braian Samudio, aos 33 minutos do primeiro tempo e Miguel Almirón (pênalti), aos 12 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Brereton, Claudio Bravo, Gary Medel, Héctor Martínez.
ÁRBITRO - Wilmar Roldán (Colômbia).
LOCAL - Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).