A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) comunicou, nesta segunda-feira (15), o cancelamento da primeira competição do calendário de 2021: o Torneio Nacional adulto e cadete, que aconteceria entre os dias 26 e 28 de março, no Rio de Janeiro. Com isso, a primeira competição nacional da temporada passa a ser o Torneio Nacional juvenil e adulto, entre 23 e 26 de abril, em Porto Alegre, mas que também depende de confirmação futura.
Para tomar a decisão, a CBE e a Comissão de Atletas realizaram uma pesquisa de intenção de participação junto à comunidade da esgrima (atletas, entidades de prática desportiva – EPDs e árbitros). Após a análise dos resultados junto ao seu conselho técnico e da situação da pandemia de covid-19 no país, a entidade decidiu pelo cancelamento dessa competição.
Na consulta foram ouvidos 222 atletas, 20 EPDs e 12 árbitros. Entre os esgrimistas, por exemplo, 61,26% deles se mostrou contrário a realização do Torneio Nacional e 55,86% disseram não estar dispostos a participar. A CBE também questionou sobre o nível de treinamentos neste momento e pediu que fosse feita uma avaliação em uma escala de 1 a 5, onde 5 significa muito prejudicado e 1 pouco prejudicado. O resultado final apontou média de 2,58 entre os atletas consultados.