Os paulistas Sesi-SP e Vôlei Taubaté decidirão o título da temporada 2018-19 da Superliga masculina de vôlei. Esta será a terceira vez, desde a criação do torneio em 1994, que duas equipes do mesmo Estado definem o campeão. As outras ocorreram entre Telesp e Suzano (1995-96) e Suzano e Banespa (1996-97).
Na terceira rodada dos playoffs semifinais, disputada no sábado (14), Sesi-SP e Vôlei Taubaté despacharam Sesc-RJ e Sada/Cruzeiro e encerraram as disputas em 3 a 0.
O primeiro a se classificar foi o Sesi-SP, que atuando em casa não deu chances para o Sesc-RJ e fez um categórico 3 a 0, com um triplo 25/21. O oposto Alan teve atuação destacada e foi eleito o melhor jogador da partida, levando o Troféu VivaVôlei. O atacante ainda foi o maior pontuador do confronto, com 18 pontos (13 de ataque, quatro de saque e um de bloqueio).
— A equipe está vindo muito bem na competição. Hoje conseguimos estabelecer o nosso ritmo de jogo. Sacamos muito bem e nosso time está muito fortalecido para essa final. Todo o grupo está de parabéns por esse resultado. Para final não temos preferência e sabemos que os dois times da outra semifinal também são muito fortes. Espero que seja uma final muito boa para todos —disse o camisa 1.
O Taubaté garantiu presença na decisão, pela segunda vez na história, ao vencer o atual pentacampeão Sada/Cruzeiro por 3 a 2, parciais de 21/25, 36/34, 25/19, 19/25 e 15/12, em jogo disputado na cidade mineira de Contagem.
Lucarelli foi o principal pontuador do Taubaté, com 19 acertos. Já o também ponta Douglas Souza foi escolhido como o melhor jogador do confronto e foi premiado com o Troféu VivaVôlei. Após o jogo, ele falou sobre a satisfação de estar em uma final e, ainda, sobre a premiação desta noite.
— Viemos para cá prontos e sabendo que, com toda a história no vôlei que eles construíram, eles não iam se entregar. Sabíamos que ia ser difícil ganhar e fechar a série em 3 a 0. Mas, soubemos contornar os momentos difíceis durante a partida e saímos daqui mais fortes para chegar à final. Não esperava pelo VivaVôlei hoje e fiquei muito feliz pelo troféu e pelo time —disse o campeão olímpico nos Jogos Rio 2016.
Esta será a quinta vez que o Sesi-SP decidirá o título da Superliga —foi campeão na temporada 2010-11. Já o Taubaté foi vice em 2016-17.