Atual vice da Liga dos Campeões, o Liverpool recebe nesta terça-feira (19) o Bayern de Munique, às 17h, em Anfield, na Inglaterra. Ao todo, são 10 títulos do torneio em campo — cinco para cada clube. O duelo também é marcado pelo reencontro do técnico dos Reds, Jürgen Klopp, com o time alemão. Durante as sete temporadas em que comandou o Borussia Dortmund, Klopp enfrentou o Bayern em 23 oportunidades, com nove vitórias, quatro empates e 10 derrotas.
Apesar do desempenho equilibrado, o jogo mais emblemático foi a final da Liga dos Campeões de 2013. Klopp conseguia fazer um confronto de igual para igual com o Bayern, em Wembley, quando, aos 44 minutos do segundo tempo, Robben marcou o gol do título contra o Borussia Dortmund. A "vingança" do técnico veio dois meses depois, na vitória sobre os rivais por 4 a 2 na Supercopa da Alemanha.
Ao todo, Klopp venceu outras duas finais contra o Bayern, mas foi derrotada na mais importante.
— Faz tempo que não enfrento eles em uma partida oficial. Estou bastante ansioso. Mas esse é um Bayern diferente daquele que enfrentei. Conhecemos o estádio, e a atmosfera estará ótima. No fim, os meninos têm de decidir dentro do campo — projetou Klopp.
A última vez em que Bayern de Munique e Liverpool se enfrentaram em um jogo oficial foi na semifinal da Liga dos Campeões de 1980/1981. Na ocasião, os ingleses eliminaram os alemães com dois empates e avançaram graças ao gol marcado fora de casa. Depois, bateram o Real Madrid por 1 a 0 e ficaram com a taça.
— É mais um daqueles jogos em que me sinto muito feliz por poder participar. Se não estivesse treinando, tentaria comprar ingressos. Só é mais cansativo enfrentar o Bayern porque a imprensa da Alemanha pede 600 entrevistas — brincou o técnico alemão de 51 anos.
Escalações
O Liverpool não poderá contar com o seu xerife do sistema defensivo. O holandês Virgil van Dijk, suspenso, fica de fora contra os alemães. Desta forma, Klopp deve escalar o brasileiro Fabinho como zagueiro e mandar a campo um time com Alisson; Alexander-Arnold, Fabinho, Matip e Robertson; Henderson, Milner e Wijnaldum; Salah, Firmino e Mané.
Já o croata Niko Kovac não terá Robben (lesionando), Boateng (problemas gastrointestinais) e Müller (suspenso). O treinador deve começar com Neuer; Kimmich, Süle, Hummels e Alaba; Goretzka e Thiago; Gnabry, James e Coman; Lewandowski.