A ausência de Rafael Nadal no torneio ATP 500 de Acapulco, no México, fez com que o espanhol perdesse terreno na briga pelo número 1 do mundo e deixasse o suíço Roger Federer mais distante na liderança em nova tabela do tênis divulgada nesta segunda-feira (5).
Nadal perdeu 300 pontos da final do evento mexicano e ficou com 9.460 pontos, contra 10.060 de Roger Federer, vantagem de 600. Fora também de Indian Wells e Miami com problemas físicos, Nadal terá descarte de 690 nos dois torneios — 90 na Califórnia e mais 600 na Flórida.
Federer, porém, defende 2 mil pontos e terá que fazer no mínimo semifinal em Indian Wells para não perder a ponta. Se ele ganhar Indian Wells, já se garante na frente até o fim de abril, uma vez que terminaria a gira americana com 9.060 pontos, contra 8.570 do espanhol. Marin Cilic é o terceiro, com 4.870.
Em nova tabela divulgada, Juan Del Potro subiu um degrau e é o oitavo, passando Kevin Anderson e colado no belga David Goffin.
Lucas Pouille, vice em Dubai, nos Emirados Árabes, subiu ao 12º lugar — seu melhor desempenho e três lugares acima da semana anterior. Roberto Bautista Agut ganhou sete posições e é o 16º. Campeão no Brasil Open, Fabio Fognini ganhou um degrau e é o 19º.