O embaixador russo em Londres afirmou nesta quinta-feira que os torcedores ingleses que pretendem viajar para assistir a Copa do Mundo na Rússia estarão seguros, apesar da crise entre Londres e Moscou.
"Fico feliz em convidar todos os torcedores, estarão seguros na Rússia", disse o embaixador Alexander Yakovenko em uma entrevista coletiva em Londres.
O embaixador também rejeitou a comparação entre o Mundial de futebol e os Jogos Olímpicos de Berlim-1936 como instrumentos de propaganda de regimes totalitários, que o ministro das Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, considerou correta.
"Ninguém tem o direito de insultar o povo russo, que derrotou os nazistas", disse Yakovenko.
Durante uma audiência em uma comissão parlamentar, Johnson disse esperar que a crise diplomática provocada pela tentativa de assassinato do ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha em território inglês não prejudicasse a segurança dos torcedores da Inglaterra, a única seleção britânica classificada para o torneio.
"Meu desafio às autoridades russas é demonstrar que os 24.000 solicitantes britânicos de ingressos serão bem tratados, estarão seguros", disse Johnson.
Yakovenko afirmou que existirá "plena segurança" no Mundial e que os torcedores britânicos "são convidados da Rússia".
* AFP