Mesmo sem Cristiano Ronaldo e temperado com a indecisão pela saída ou não de Neymar para o Paris Saint-Germain (PSG), Barcelona e Real Madrid se enfrentaram em amistoso, no sábado (29), com vitória por 3 a 2 para os catalães.
Pela primeira vez, o clássico mais famoso do futebol mundial – disputado desde 1902 – foi realizado nos Estados Unidos, ponto de encontro de grandes clubes europeus na pré-temporada.
Além do jogo ser realizado em Miami, o noticiário inflou a partida por conta dos rumores sobre a saída de Neymar para o PSG, que cada vez ficam mais concretos. Há quem diga que o craque brasileiro pode ter jogado a última partida pelo clube catalão antes de viajar rumo à capital francesa.
Leia mais:
Em evento de patrocinador, Neymar não fala sobre possível saída para o PSG
VÍDEO: Neymar briga com companheiro e abandona treino do Barcelona
Neymar já contou aos companheiros do Barcelona que vai para o PSG, diz jornal espanhol
Início fulminante
O jogo tão esperado mal começou e o Barcelona já foi para o ataque. Na primeira chegada, os catalães furaram o bloqueio com o talento individual do argentino Lionel Messi, depois de passe de Sergio Busquets.
O camisa 10 entrou pelo lado direito da área, tocou na saída de Keylor Navas e contou com desvio para matar o costa-riquenho, abrindo o placar aos 3 minutos do primeiro tempo.
Aos 6, Neymar puxou contra-ataque pela esquerda e avançou até a entrada da área. O brasileiro tocou rasteiro para o meio, Suárez deixou passar e o croata Ivan Rakitic chutou de primeira, cruzado, para fazer o segundo.
O Real começou dormindo, mas depois de sofrer os gols reagiu. A primeira chegada dos merengues também acabou dentro das redes. O croata Mateo Kovacic recebeu na entrada da área e bateu colocado no canto de Cillessen, aos 13 minutos.
A partida ficou aberta. Em contra-ataque veloz puxado por Asensio o Real conseguiu o empate, aos 35. O atacante tocou para Kovacic, que devolveu no lado direito para o atacante tocar no canto esquerdo de Cillessen.
Espetáculo
No intervalo – assim como no mega evento de futebol americano Superbowl –, os times saíram de campo e deram lugar a um grande show. Marc Anthony comandou a festa com muita música e bailarinos dentro do gramado.
Depois da apresentação, os treinadores realizaram mudanças, mas o Barça voltou melhor. Logo no início da etapa complementar, Neymar sofreu falta e cobrou na área. O zagueiro Piquet aproveitou falha da zaga e tocou com o pé para fazer o terceiro gol catalão, aos 4 minutos.
O francês Zinedine Zidane e Ernesto Valverde aproveitaram para testar o elenco e realizaram várias substituições simultâneas.
Zizou colocou jovens e viu que o futuro do time está em boas mãos, como nas chances de Ceballos, destaque da Eurocopa Sub-21. Já o Barça diminuiu o ritmo após o gol e contou com a boa exibição de Cillesen para manter o resultado em Miami.
City também vence
Mais cedo, também pela International Champions Cup, no Nissan Stadium, em Nashville, o Manchester City venceu o Tottenham por 3 a 0 e se despediu da pré-temporada em solo americano.
John Stones abriu o placar, aos 10 minutos do primeiro tempo. Raheem Sterling ampliou na segunda etapa, aos 27 minutos, e Brahim Díaz, de apenas 17 anos, fechou a conta, aos 45.
A partida dos Citizens mostrou que os brasileiros Gabriel Jesus e Danilo, recém contratado, vão ter papel fundamental no esquema de forte marcação, velocidade e mentalidade ofensiva do espanhol Pep Guardiola.