Os últimos resultados gremistas, especialmente as três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, fazem com que haja uma reflexão interna sobre tais fatos. E dois, a meu juízo, seriam os motivos de tal reflexão. Primeiro, como abordei em outras ocasiões, a questão anímica, emocional, decorrente destes maus resultados.
Já havia percebido antes, e renovo agora, minha manifestação de que não tinha sentido nenhuma alteração nesse particular. O elenco é suficientemente maduro para absorver as derrotas, agora em número de três consecutivas. Espero que, internamente, também seja renovado esse trabalho de conscientização, em face do jogo e da derrota para o Avaí.
Por outro lado, há de se enfrentar a questão técnica, ou os motivos pelos quais o Grêmio não conseguiu furar a retranca do time catarinense. Foi exceção, concordo, pois em jogos anteriores, diante dessa circunstância, o Tricolor obteve os resultados. Mas, se temos a pretensão de seguir entre os primeiros na competição nacional, temos de evitar que isso ocorra novamente.
Reflexão obrigatória
Com certeza, o técnico Renato está avaliando a matéria, buscando as causas pelas quais o time não conseguiu marcar nas ultimas partidas. Óbvio que
precisam ser considerados os pênaltis errados, que se tivessem sido marcados, certamente, o resultado final teria sido outro.
Mas, sem nenhuma dúvida, a matéria precisa ser abordada, refletida e avaliada por todos no Grêmio.