Esportes

Classificado

Griezmann derruba a Alemanha e coloca a França na final da Eurocopa 

Anfitriões enfrentam, no domingo, Portugal de Cristiano Ronaldo

ZH Esportes

Em Marselha, cidade mais antiga da França, um dos tabus mais antigos do futebol foi quebrado. Nesta quinta-feira, no mesmo Vélodrome, a França repetiu o feito de 1984 e venceu a semifinal da Eurocopa. Com dois gols de Antoine Griezmann, eliminou a Alemanha, que até então só tinha sofrido um gol na competição, por 2 a 0.

Empurrada pela torcida e beneficiada pelos desfalques da Alemanha – Hummels suspenso e Gomez e Khedira, machucados –, a França teve a primeira chance do jogo. Logo aos seis minutos, Griezmann e Matuidi trocaram passes do meio-campo até a entrada da área, quando o jogador do Atlético de Madrid chutou para boa defesa de Neuer. Atacando em bloco como normalmente faz, a Alemanha equilibrou o duelo em seguida. Com 10 jogadores no campo de ataque após rápida troca de passes, Can finalizou no canto direito do goleiro Lloris, que voou para evitar o gol.

Vendo a pouca produtividade da sua equipe, o técnico Didier Deschamps trocou os lados de atuação dos meias Payet e Sissoko. Pouco adiantou. A Alemanha continuou obrigando Lloris a fazer importantes intervenções.

Leia mais:
Diogo Olivier: que o Inter não faça de Ariel um Rafael Moura
Nos pênaltis, Juventude vence o Inter e é campeão do Gauchão Sub-20
Com Romero e filho de Simeone, Argentina divulga a lista de convocados para o Rio 2016

Porém, no final da primeira etapa, veio o lance que mudou o jogo. Após cruzamento, Evra cabeceou e a bola tocou na mão de Schweinsteiger. Pênalti que Griezmann, melhor da partida, converteu.

Tecnicamente, o segundo tempo começou inferior ao primeiro. A França voltou melhor. Com menos de um minuto, Griezmann já tinha criado mais uma oportunidade. E ele mesmo aproveitou o rebote do goleiro Neuer, após jogada individual de Pogba, para ampliar e marcar seu sexto gol na competição, se firmando como artilheiro da Eurocopa. A Alemanha esboçou uma reação com o chute na trave do jovem Kimmich. Se jogou para o ataque, mas de nada adiantou.

A última vez que a França tinha vencido a Alemanha em partidas oficiais foi em 1958 na decisão de terceiro lugar da Copa do Mundo da Suécia. Desde então, tinham sido eliminados três vezes em Copas do Mundo: 1982, 1986 e 2014.

Desde a Eurocopa de 2000 os franceses não chegavam à final de uma competição. Na ocasião, foram campeões com a vitória de 2 a 1 sobre a Itália. Agora, os anfitriões buscam o tricampeonato no domingo, às 16h, contra Portugal, que ontem venceu País de Gales por 2 a 0 com gols de Cristiano Ronaldo e Nani.

*ZHESPORTES



GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00