Em 2015, a Taça Vinicius Montardo Rosado, nome da 2ª Divisão gaúcha do rúgbi, ficou em Santa Maria. Foi quando o Universitário conquistou o título estadual. Neste sábado, às 15h30min, no Centro de Eventos da UFSM, a história pode se repetir. Diante do Caxias, a equipe azul e preta da cidade busca o bicampeonato da competição. No entanto, desta vez, diferentemente do ano passado, o regulamento prevê a oportunidade de o campeão disputar uma repescagem contra o último colocado da 1ª Divisão, por um lugar na elite gaúcha.
Leia mais:
Da Arquibancada: "Nossa vida se tornou rúgbi, Universitário Rugby"
Universitário Rugby está na final da 2ª Divisão
Leia mais sobre rúgbi
Mais do que o troféu da última temporada, o Universitário sustenta um longo período de invencibilidade no Estadual da 2ª Divisão. A equipe santa-mariense venceu todas as suas 10 partidas de 2015, e outras seis nesta temporada. Ou seja, são 16 vitórias em 16 jogos em um período de dois anos.
Em caso de vitória neste sábado, o Universitário pegará o Centauros, de Estrela, último colocado da 1ª Divisão. A partida deverá ser disputada em 18 ou 19 de junho, sem local definido.
– O Vini era meu amigo antes do rúgbi. Nosso empenho sempre foi fazer a família dele acreditar em uma coisa nova. E, para mim, é uma responsabilidade trazer essa taça para a cidade – afirmou o capitão do Universitário Rugby, Mauricio Ribeiro, relembrando do amigo e ex-companheiro de equipe morto em incêndio na boate Kiss em 2013.