Diante de pouco menos de 15 mil presentes, o Grêmio pôs fim a uma marca que vinha incomodando o torcedor. Após duas derrotas consecutivas, contra Vitória e Atlético Paranaense, o Tricolor voltou a vencer no Campeonato Brasileiro.
Em uma partida eletrizante, o time comandado por Roger bateu o Santos na Arena por 3 a 2 na noite desta quarta-feira (29).
Após abrir 2 a 0 no primeiro tempo, com Giuliano e Douglas, os gaúchos cederam o empate. Os paulistas descontaram com Copete e Zeca. Marcelo Hermes, que ingressou no lugar de Thyere, deu números finais ao confronto, já aos 44 minutos da etapa complementar.
Com o triunfo, a equipe gaúcha assume, provisoriamente, a vice-liderança, com 21 pontos, e torce por um tropeço do Corinthians, que enfrenta o América Mineiro. Os paulistas ocupam, no momento, o quinto lugar com 19 pontos.
O próximo compromisso do grupo comandado por Roger Machado é no domingo pela manhã, diante do Inter, no clássico de número 410 entre as duas equipes. No mesmo dia, o time treinado por Dorival Júnior recebe a Chapecoense, na Vila Belmiro.
PRIMEIRO TEMPO
O torcedor tricolor que foi ao estádio mal havia se acomodado na Arena e a rede já estava sendo balançada. Logo aos dois minutos da etapa inicial, Giuliano aproveitou rebote da finalização de Everton e completou para abrir o placar.
No minuto seguinte, Thyere levou perigo à meta santista ao cabecear sobre o gol. A resposta do Peixe veio com Rodrigão. Aos seis, o atacante mandou por cima.
Após o ímpeto inicial, a partida esfriou, e as ações ofensivas só voltaram a ter contundência na metade final do primeiro tempo. Aos 28 minutos, Jaílson descolou passe para Giuliano pela ponta esquerda, e o meia chutou cruzado, exigindo boa intervenção do arqueiro do Santos.
Aos 44 minutos, em um lance bastante parecido com o que deu origem ao primeiro gol, Douglas ampliou a vantagem do Tricolor. Everton novamente construiu jogada pelo lado esquerdo do ataque e bateu. Vanderlei espalmou e o camisa 10 fuzilou, sem chances.
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o técnico Dorival Júnior sacou Vitor Bueno do time e promoveu o ingresso do estreante Copete. A primeira iniciativa da etapa complementar, no entanto, foi dos donos da casa. Marcelo Oliveira cruzou da esquerda, Everton fez o desvio, e a bola tirou tinta da trave.
Giuliano, aos sete, disparou, e Vanderlei mandou para escanteio. Dois minutos depois, o Santos tentou responder. Victor Ferraz invadiu a área e só não conseguiu o arremate porque Marcelo Grohe saiu da meta e abafou a investida.
Aos 19, Gabigol fuzilou, e Grohe espalmou. No complemento da jogada, Thyere espanou para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a bola sobrou para o estreante Copete que, livre, descontou.
Zeca, aos 37 minutos, parecia jogar uma ducha de água fria sobre o torcedor do Grêmio. Em um belíssimo chute, o lateral recolocou a igualdade no placar.
O pranto dos gremistas se transformou em euforia aos 44 minutos. Giuliano pifou Marcelo Hermes que só teve o trabalho de tocar na saída de Vanderlei e correr para o abraço.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 3x2 Santos
Local: Arena do Grêmio
Arbitragem: Eduardo Valadão (GO), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Bruno Pires (GO)
Grêmio: Grohe; Edílson, Thyere (Marcelo Hermes), Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Jaílson, Giuliano, Douglas e Everton (Guilherme Augusto); Luan. Técnico: Roger Machado
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique (Yuri) e Zeca; Thiago Maia, Renato (Jean Mota), Lucas Lima e Vitor Bueno (Copete); Gabriel e Rodrigão. Técnico: Dorival Júnior
Cartões amarelos: Edílson (GRE), Douglas (GRE), Walace (GRE); Lucas Lima (SAN), Zeca (SAN)
Gols: Giuliano, aos dois minutos do primeiro tempo, Douglas, aos 44 minutos do primeiro tempo; Copete, aos 19 minutos do segundo tempo, Zeca, aos 37 minutos do segundo tempo e Marcelo Hermes, aos 43 minutos do segundo tempo
Público total: 14.865 presentes