Apesar das pressões da CBF, está garantida a realização da Primeira Liga em 2016. Após reunião na tarde desta terça-feira, no Rio de Janeiro, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, confirmou a disputa do torneio. E disse que, apesar das ameaças da Federação Carioca de punição a Flamengo e Fluminense, a Liga Sul-Minas-Rio não medirá esforços para que nenhum dos clubes sofra prejuízos.
Grêmio não teme ameaça da CBF contra Primeira Liga
– Vamos fazer o campeonato e deixar as portas abertas para uma conciliação com a CBF e a Federação Carioca. Estamos apoiando os clubes, buscando entendimento para que se jogue todos os campeonatos. Não queremos criar qualquer constrangimento. Não temos que inibir, mas sim fortalecer as iniciativas – afirmou Bolzan à Rádio Gaúcha.
Leonardo Oliveira: reunião servirá para ajustes na Primeira Liga
A estreia do Inter está confirmada para o dia 27 de janeiro, 21h45min, contra o Coritiba, no Beira-Rio. Será a primeira partida da equipe de Argel Fucks, que faz pré-temporada nos Estados Unidos, nesta temporada. Representante colorado na reunião, o vice-presidente Alexandre Limeira destaca a importância da Primeira Liga para o clube.
Delfim garante: "A CBF querendo ou não, a Primeira Liga vai sair"
– É um campeonato importante, dos 15 membros da Primeira Liga, 11 estão na Série A. Queremos avançar, mas sem qualquer atrito. Queremos a realização do campeonato, sempre buscando o diálogo. Ainda temos de acertar algumas questões com a CBF para ter uma liga harmônica e marcar este torneio, que deve crescer nos próximos anos – afirmou Limeira.
Nota oficial confirma a tabela de jogos da Primeira Liga
O presidente do Grêmio confirmou que a estreia do clube ocorrerá em 28 de janeiro, às 21h45min, na Arena Condá, em Chapecó, contra o Avaí. O jogo foi transferido para o oeste de Santa Catarina pelo fato de o estádio da Ressacada, em Florianópolis, passar por reformas no gramado.
Veja a nota oficial divulgada pela Primeira Liga:
Foi com grande senso de responsabilidade e comprometimento que em setembro de 2015, após várias reuniões, os 15 clubes de futebol que subscrevem este comunicado fundaram a Primeira Liga, visando organizar uma competição entre seus filiados, a qual iniciará no dia 27 deste mês.
Desde o princípio os 15 clubes seguiram estritamente todas as obrigações exigidas pela Lei Pelé, pelo Estatuto do Torcedor e pelo Código Civil. A Primeira Liga, acima de tudo, é uma entidade legalista, no sentido jurídico da palavra. Quaisquer afirmações de que a Primeira Liga não teria obedecido a legislação brasileira não passam de retórica infundada, derivada exclusivamente do medo que impera em algumas entidades de que finalmente os clubes tenham o papel que lhes cabe na organização do futebol brasileiro.
Somos conhecedores da realidade do futebol e de seus problemas atuais. Sabemos da responsabilidade que temos com os torcedores de cada um dos 15 clubes. Por isto, fundar a Primeira Liga não foi apenas um ato para criar uma nova competição, mas também uma iniciativa que objetiva iniciar um novo processo de discussão dos problemas do futebol no Brasil.
Nas últimas semanas o Presidente da Primeira Liga manteve constante contato com diretores da CBF e com o Presidente licenciado, Marco Polo Del Nero, visando a integração da competição ao calendário de 2017, mediante algumas modificações nos critérios da competição. A partir disto, obtivemos o compromisso de que não haveria objeção por parte da CBF com relação a realização da competição em 2016.
Nossa grande resposta será dada dentro de campo. Por isso, convocamos os torcedores do futebol para que mostrem juntamente conosco a força dos clubes no futebol nacional. Façamos da Copa Sul-Minas-Rio uma grande festa, onde não deve haver lugar para a violência e o torcedor possa mostrar seu orgulho de apoiar o clube do coração. Desejamos que, dentro de campo, vença o melhor, e que este seja coroado, no dia 31 de março, com o troféu de campeão da primeira competição oficial da Primeira Liga.
Garantido
Romildo Bolzan garante Primeira Liga: "Vamos fazer o campeonato"
Inter estreia contra o Coritiba, em 27 de janeiro, no Beira-Rio; Grêmio joga diante do Avaí, em Chapecó, no dia seguinte
ZH Esportes
GZH faz parte do The Trust Project