Depois de um acidente que deixou 11 feridos no prólogo (tomada de tempo para definição da ordem de largada) do Rally Dakar, no sábado, e do cancelamento da primeira etapa em decorrência de temporais na Argentina, a competição começou para valer nesta segunda-feira.
E a disputa da segunda etapa - um trecho de cerca de 800km entre Villa Carlos Paz e Termas do Río Hondo - foi de superação para o brasileiro mais experiente no rali. Único representante do país nas motos, o paulista Jean Azevedo, 41 anos, sofreu uma queda nos primeiros 30km da especial (trecho cronometado).
Com lesões leves e o tanque de combustível de sua moto danificado, o piloto teve que diminuir o ritmo para não ficar sem gasolina, mas mesmo assim conseguiu completar a etapa na penúltima posição entre os 133 participantes - o que evitou sua eliminação. A vitória foi do australiano Toby Price (KTM).
O grande destaque do Brasil no dia foi Marcelo Medeiros, 8º lugar nos quadriciclos. Estreante no Dakar, o maranhense de 26 anos competiu ao lado de grandes nomes da categoria, como o chileno Ignacio Casale (Yamaha), que levou o primeiro lugar. Rafal Sonik (Yamaha), um dos favoritos ao título, teve problemas durante a prova e ficou em terceiro.
Nos carros, os brasileiros com a melhor classificação na etapa foram Guilherme Spinelli e Youssef Haddad - a dupla terminou em 18º lugar, a 13min48s dos vencedores, Sebastien Loeb (FRA) e Daniel Elena (MON).
A vitória foi francês Sebastien Loeb e do monegasco Daniel Elena (Peugeot). O pentacampeão e recordista da prova, Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cotrett (Peugeot) chegaram em segundo. Antonio Franciosi e Gustavo Guguelmin (Mitsubishi) ficaram com a 66ª posição e os estreantes Jorge Wagenfuhr e Joel Kravtchenko chegaram em 107º.
Nos UTVs, subcategoria elencada no ranking dos carros, Leandro Torres e Lourival Roldan (Polaris) conquistaram a 83ª colocação na classificação geral. Nos caminhões, categoria dominada pelos russos da Kamaz, o primeiro lugar foi do trio composto pelo holandês Hans Stacey e pelos belgas Bruynkens Serge e Jan Van Der Vaet (MAN).
Terceira etapa
A programação desta terça-feira
Termas de Río Hondo (ARG)-Jujuy (ARG)
Motos e Quadriciclos - Total: 663km - Trecho Cronometrado: 314km
Carros e Caminhões - Total: 663km - Trecho Cronometrado: 314km
*ZHESPORTES