O Itaú BBA, banco de investimentos do grupo Itaú, analisou o momento financeiro dos grandes clubes do Brasil. Acompanhe o que o estudo fala sobre a dupla Gre-Nal, segundo os números da temporada passada.
Estudo aponta Grêmio com lucro de R$ 42 milhões e Inter com déficit de R$ 3 milhões ao final do ano
O texto que você lerá a seguir é obra dos executivos da consultoria do banco.
Grêmio:
1) Em 2014 o Grêmio iniciou um processo de reequilíbrio financeiro, com aumento de Receitas e corte de Custos, que resultaram em melhor geração de caixa.
2) Mas é um trabalho hercúleo e demorado. Nesse ínterim os investimentos continuaram elevados e financiados. Uma hora a conta chega e o clube precisa estar pronto a pagá-la.
3) Isto significa que o ajuste precisa ser mais forte e contínuo. Ainda é necessário cortar mais custos, reduzir investimentos e se preparar para alguns anos de possibilidades mais modestas, exceto se as categorias de base, que costuma apresentar bons valores, ajude a suportar este momento.
Luiz Zini Pires: dupla Gre-Nal aposta tudo na Copa do Brasil
Inter:
1) Este é mais um caso de "All In" financeiro em busca de títulos relevantes, notadamente no caso do Internacional, da Libertadores de 2015.
2) O clube reduziu Receitas para manter bons valores no elenco neste ano. Fez investimentos relevantes em 2014 que significarão mais Custos em 2015 e aumentou a Dívida Bancária para suportar este período.
3) Neste momento sabemos que o clube foi eliminado na Semifinal da Libertadores. E agora, o que fazer?
4) Entrará naquele momento de ajuste forçado, com venda de Atletas e redução de custos. Inclusive, alguns como Nilmar já foram negociados. Mas sabemos que isto é sempre mais difícil de fazer quando há necessidade e pressão. Os Atletas perdem valor, os Custos pressionam a cada dia.
5) De exemplo de gestão a um comportamento comum e antiquado. Em quanto tempo o Internacional se reencontrará com as melhores práticas?
Leonardo Oliveira: sem rodízio, dupla Gre-Nal vai para decisão das oitavas com força total
*ZHESPORTES
Opinião
Luiz Zini Pires: o que o Banco Itaú/BBVA fala sobre as finanças de Grêmio e Inter
Luiz Zini Pires
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project