No dia 14, meio que na surdina, uma histórica data foi comemorada no futebol gaúcho: os 102 anos do Esporte Clube Cruzeiro, um dos mais importantes clubes do Estado.
Importante, sim, pois foi o Cruzeiro o "pai do estilo gaúcho de jogar", graças ao conhecimento obtido pelo técnico Oswaldo Rolla, o saudoso Foguinho, na excursão à Europa, em 1953. Importante porque ganhou o primeiro título intercontinental do futebol gaúcho, o Torneio da Páscoa, na Alemanha, em 1960. E é importante por tantas outras façanhas que servem de modelo a toda a nossa terra.
Pois o incrível Cruzeiro praticamente ressuscitou em 2010 com o título da Série B e desde então vem fazendo grandes campanhas no Gauchão, com algumas atuações épicas como a vitória na Arena, diante do Grêmio, em 2013, e o empate com o milionário Internacional neste ano no Beira-Rio (o jogo foi 2 a 2).
E o inacreditável Estrelado surpreende de novo. Ao contrário de chorar pelos cantos, o Cruzeiro, que precisa muito do apoio de todos, busca as suas alternativas e agora jogará com o Peñarol, no Uruguai, dia 23, em jogo amistoso preparatório às copinhas da FGF, que se iniciam em 2 de agosto e podem levar o clube das cinco estrelas à Copa do Brasil ou à Série D do Campeonato Brasileiro no próximo ano. A torcida do Peñarol está entusiasmada com a contratação de Diego Forlán, e o clube fará quatro amistosos no interior do país. A partida com o Cruzeiro será em Rivera, no Estádio Atílio Paiva.
O jogo internacional reedita uma tradição cruzeirista. Ao longo de seus 102 anos, o Estrelado já atuou 77 vezes fora do Brasil. Ao todo, contando nove partidas em Porto Alegre, o Cruzeiro tem 86 exibições internacionais em sua história. O Cruzeiro não joga no Exterior desde 1999, quando disputou três amistosos no Paraguai (contra o Olimpia e duas vezes com o Guaraní). No Uruguai, o Cruzeiro já jogou nove vezes e não atua desde 1984. Com o Peñarol será a segunda partida, pois houve um empate em 2 a 2, no Estádio da Montanha, em Porto Alegre, em 1950.
O amistoso com o Peñarol será um grande teste para o novo time que vem sendo formado pelo técnico Luis Antonio Zaluar, eleito o melhor do Gauchão deste ano e que já trabalha visando a montar uma equipe ainda mais competitiva para o próximo Estadual. A próxima façanha do Cruzeiro, com o necessário apoio de todos, será a conclusão da arena do clube, em Cachoeirinha, para 16 mil torcedores.