Nas quartas de final de Roland Garros, Roger Federer passou dificuldades diante do tenista francês Jo-Wilfried Tsonga. Nesta terça-feira, em uma tarde ensolarada em Paris, o suíço acabou eliminado por 3 sets a 0 (7-5 6-3 6-3) e viu a torcida delirar com a classificação do francês às semifinais do Grand Slam.
Com o resultado, Tsonga (oitavo no ranking) quebrou um jejum de seu país, que não tinha um tenista entre os quatro melhores em Roland Garros desde 2008 - à época, Gael Monfils foi à semi. Ele ainda pode quebrar outro jejum se for campeão, já que o último campeão francês do Grand Slam foi em 1983 (Yannick Noah).
Valendo vaga na final em Paris, Tsonga vai duelar com o espanhol David Ferrer (quinto do ranking), que despachou Tommy Robredo mais cedo por 3 sets a 0 (6-2, 6-1 e 6-1).
O JOGO
O primeiro set de jogo foi muito disputado. Após confirmações de saque, Federer quebrou Tsonga no quinto game e abriu 4 a 2 sacando no sexto. Valente, Tsonga sacou bem em dois games e quebrou outro para virar para 5 a 4. O suíço chegou a empatar em 5 a 5, mas o francês venceu dois games seguidos para fechar a parcial.
Fazendo a alegria da torcida em Paris, Tsonga voltou potente no segundo set e abriu 3 a 0. Daí em diante, os tenistas apenas confirmaram os serviços e o francês sacou para fechar o set em 6-3 e receber os aplausos da arquibancada.
O terceiro set começou com uma quebra para cada lado e confirmações de saque até o empate por 3 a 3. O sétimo game foi fundamental no resultado, onde Tsonga colocou Federer para correr e quebrou o saque do suíço para fazer 4 a 3 e irritar o rival - o ponto final do set veio em uma bola que Tsonga acertou no corpo de Federer.
Sem dar chance ao azar, o francês sacou firme no oitavo game e quebrou Federer na sequência para eliminar o terceiro colocado do ranking e e comemorar muito com a torcida.