Líder do ranking mundial juvenil (até 18 anos), a tenista americana Taylor Townsend, 16 anos, foi campeã de simples e duplas na categoria no Aberto da Austrália e venceu duplas em Wimbledon.
Mas, mesmo com esse currículo, a adolescente só disputou o Aberto dos EUA porque sua mãe se dispôs a pagar os custos da viagem até Nova York, depois que federação americana de tênis informou que não pagaria mais despesas de Townsend até que ela emagrecesse e entrasse em forma.
- Nossa preocupação é com sua saúde e o desenvolvimento como tenista a longo prazo - justificou Patrick McEnroe, chefe do programa de desenvolvimento da federação.
Em 2011, Townsend ganhou convite do Aberto dos EUA para o qualifying de simples (caiu na segunda rodada) e para duplas (foi eliminada na terceira rodada). Pediu novos convites neste ano, mas eles foram negados. Ela então jogou apenas entre as juvenis - foi eliminada nas quartas em simples e disputaria a final de duplas neste sábado.
- Foi uma coisa que nos chocou, porque a Taylor vem jogando muito bem e consistentemente. Ela é a número um, não só dos EUA, mas do mundo - disse a mãe da adolescente, Sheila.
Os sites da federação americana, da federação internacional e do Aberto dos EUA não informam a altura e o peso de Townsend, mas a gritaria foi grande. Além de a tenista estar em fase de crescimento, a federação não teria levado em conta as características corporais pessoais. Foi lembrado o que a também americana Lindsay Davemport chegou ao topo do ranking mundial e era corpulenta (1m88cm e cerca de 80 quilos).
Em seu Twitter, Davemport saiu em defesa de Townsend. "Estou muito desanimada com esta notícia da Townsend. Me deixa triste e também me faz pensar se há alguma mulher envolvida nessa decisão", escreveu.
Durante o Aberto dos EUA, o sérvio Janko Tipsarevic, atual nono colocado no ranking mundial, questionou porque as mulheres disputam melhor de três sets e não de cinco, como os homens, se os valores de premiação oferecidos são os mesmos.
Polêmica na balança
Tenista perde apoio da federação americana porque estaria "gorda"
Entidade recusou-se a cobrir as despesas da campeã juvenil Taylor Townsend no Aberto dos EUA e recomendou que ela emagreça e entre em forma
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: