Com o craque Cristiano Ronaldo em bom momento após ter feito os dois gols da vitória por 2 a 1 contra a Holanda, no último domingo, a seleção portuguesa enfrentará a República Checa nesta quinta-feira no Estádio Nacional de Varsóvia, na partida que abrirá a fase de quartas de final da Eurocopa.
O sonho dos portugueses é avançar até a decisão do próximo dia 1º e conquistar o título inédito, que escapou em 2004, quando a equipe jogou em casa e ficou com o vice-campeonato ao perder para a Grécia na final.
Portugal teve boas atuações até o momento na Euro, e foi derrotado apenas pela Alemanha na estreia, em um jogo equilibrado. Depois bateu a Dinamarca por 3 a 2 e os holandeses.
Se vencer, a equipe do técnico Paulo Bento terá pela frente a França ou a Espanha, que se enfrentarão no próximo domingo, em Donetsk.
Cristiano Ronaldo vinha sendo muito criticado até o momento e decidiu no último jogo, carregando a seleção lusa para a classificação no chamado "grupo da morte".
Portugal chamou a atenção por sua vocação para o contra-ataque, mas diante da República Checa, uma seleção mais defensiva em relação às com as quais duelou até agora, terá de tomar a iniciativa de atacar.
Curiosamente, a seleção sofre com a ausência de um jogador de criação desde que Deco, que atualmente joga no Fluminense, decidiu não atuar mais pela equipe. Miguel Veloso, Raúl Meireles e João Moutinho, que compõem o meio-campo, vem tendo dificuldades para armar as jogadas para os atacantes.
Paulo Bento não terá desfalques e por isso provavelmente repetirá a escalação da vitória contra a Holanda. Por outro lado, na República Checa, o meia Tomas Rosicky, principal jogador do time, ainda é dúvida.
Os comandados do técnico Michal Bilek consideram a seleção portuguesa favorita para o confronto, mas nem por isso deixam de acreditar na vaga nas semifinais.
- Eles são os favoritos, mas devem demonstrar isso em campo e não em outros lugares. Veremos - disse o zagueiro Tomas Sivok.
Bilek provavelmente repetirá a equipe que derrotou a Polônia por 1 a 0, na partida em que os tchecos garantiram a classificação com a liderança do grupo A e eliminaram uma das anfitriãs da Euro.
Preocupado com o talento de Cristiano Ronaldo, o treinador vem preparando um esquema especial para marcar o craque. O lateral Gebre Selassie apoiará menos que o normal e ainda terá a ajuda de Jiracek e de Kolar na tentativa de anular o camisa 7 adversário.
FICHA TÉCNICA
REPÚBLICA CHECA X PORTUGAL
Local: Estádio Nacional de Varsóvia, Varsóvia (POR)
Data-hora: 21/06/2012, às 15h45
Árbitro: Howard Webb (ING)
Auxiliares: Michael Mullarkey (ING) e Sander van Roekel (HOL)
República Checa: Cech; Gebre Selassie, Sivok, Kadlec e Limbersky; Hübschman; Plasil, Kolar, Jiracek e Pilar; Baros. Técnico: Michal Bilek.
Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raúl Meireles e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga. Técnico: Paulo Bento.