O ouro ainda não veio. Mas logo no primeiro dia de competição do atletismo no Pan de Guadalajara, duas pratas e dois bronzes garantiram quatro pódios ao Brasil. As duas pratas saíram para mulheres: nos 10 mil metros, com Cruz Nonata da Silva, e no salto com vara, com Fabiana Murer.
Cruz completou a prova com o tempo de 34min22seg44 e ficou atrás da mexicana Marisol Guadalupe Romero, que cravou 34min07seg24.
- Foi uma das maiores conquistas da minha vida. A mexicana fez uma prova forte e não tive como alcançá-la. Já que não conseguia encostar nela, preferi assegurar a minha medalha. Sentia que algumas meninas estavam se desgastando e eu ainda conseguia me poupar - analisou, ao término da corrida.
Fabiana Murer perdeu para a cubana Yarisley Cruz, que saltou 4m75cm. A brasileira chegou apenas à marca de 4m70cm, 10 centímetros a mais que o antigo recorde pan-americano, que pertencia a ela. Pressionada, Murer não conseguiu ultrapassar os 4m80cm, falhando em todas as tentativas.
- Foi uma competição muito forte. Com esse resultado, ela seria terceira no Mundial. Trabalhei muito para o Mundial, quando atingi o meu pico. É muito difícil manter por dois meses seguidos. Vim aqui para buscar o ouro, mas não deu - lamentou.
Homens
Na prova dos 5 mil metros rasos, Joílson Silva, com o tempo de 14min16seg11, ficou atrás somente do equatoriano Byron Piedra, que fez 14min15seg74, e do mexicano Juan Luís Barros, que finalizou a prova com 14min13seg77.
- Durante todo o tempo, marquei os meus principais adversários para acompanhar o mesmo ritmo. Na última volta, cheguei a pensar em arrancar antes, mas temi que não fosse chegar. Ainda bem que deu tudo certo e consegui garantir a minha medalha - comentou Joílson.
No lançamento de disco, Ronald Julião terminou na terceira colocação ao atingir a distância de 61m70cm, apenas um centímetro a menos que o medalhista de prata, o norte-americano Jared Daniel Rome. O ouro ficou com o cubano Jorge Yadian Fernandéz, que chegou aos 65m58cm.
- Havia passado muito mal durante o nosso período de aclimatação em San Luís de Potosí e tinha muitas dúvidas sobre o que poderia fazer aqui. Fico feliz de ter me tornado o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha nessa prova em Jogos Pan-americanos - disse.
Notícia
Em quatro finais no atletismo, Brasil leva duas pratas e dois bronzes no Pan
As medalhas de prata saíram nas provas nos 10 mil metros feminino e no salto com vara
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: