Vinte dias antes do início dos Jogos Pan-Americanos, que serão realizados em Guadalajara entre 14 e 30 de outubro, o governo do México enviou um contingente de 1.500 policiais federais à cidade a fim de fortalecer o esquema de segurança local devido à violência que vive o país.
O Ministério de Segurança Pública informou que os efetivos foram despachados no último final de semana e que devem se juntar a outros 500 policiais que se encontram há dois meses no município por conta do evento.
Outros membros da Polícia Federal ainda devem ser enviados à cidade nos próximos dias para "cuidar da segurança dos atletas, participantes e espectadores", segundo um comunicado oficial.
O grupo que chegou neste domingo a Guadalajara é formado por tropas do Grupo Especial de Operações e pela Unidade de Regaste e de Auxílio Social, entre outros, que contarão com o apoio das "mais avançadas tecnologias" para manter a segurança do evento, além de unidades blindadas, motocicletas, ambulâncias, carros e helicópteros.
O México sediará a partir de 14 de outubro os Jogos Panamericanos, cuja última edição aconteceu em 2007 no Rio de Janeiro. A competição deve reunir cerca de 5.900 esportistas de 42 países do continente americano.
Os jogos representam um desafio para as forças de segurança do país diante da atual onda de violência que afeta o México e que já deixou mais de 50 mil mortos nos últimos cinco anos.
Notícia
México envia 1.500 policiais a Guadalajara antes do Pan
Medida objetiva reforçar a segurança local em meio à violência que vive o país
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: