O que não falta no Circuito de Interlagos, em São Paulo, é emoção. Um dos templos do automobilismo mundial — e palco da Fórmula 1 no Brasil — tem diversas histórias marcantes. Os principais pilotos da categoria já tiveram a honra de vencer na pista que costuma reservar emoções.
Desde 1973 no calendário da F1, com intervalo na década de 1980 para modernização do circuito, Interlagos teve diversos vencedores e Michael Schumacher é o maior deles, com quatro vitórias.
Entre os brasileiros que ganharam em São Paulo estão Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Ayrton Senna e Felipe Massa. Nelson Piquet venceu duas vezes em território brasileiro, mas ambas em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Outros campeões mundiais da Fórmula também tiveram vitórias em Interlagos, e todos sempre dizem que é especial vencer nesse circuito.
1 - Dobradinha brasileira em 1975
O primeiro vencedor de Interlagos foi Emerson Fittipaldi, em 1973, que também ganhou a segunda prova disputada em 1974. No ano seguinte, outro brasileiro teve a chance de vencer no circuito. José Carlos Pace, da Brabham, conseguiu sua primeira e única vitória na Fórmula 1 correndo em casa.
Essa corrida ficou ainda mais marcante com Fittipaldi, na McLaren, chegando em segundo para fazer a primeira dobradinha brasileira na história de Interlagos. Em 1985, o circuito foi rebatizado de Autódromo Municipal José Carlos Pace, em homenagem ao ex-piloto que faleceu em 1977 em um acidente aéreo.
2 - Senna vence em sexta marcha
Ayrton Senna já tinha dois títulos mundiais da F1, mas não havia conseguido nenhuma vitória correndo no Brasil. No retorno de Interlagos ao calendário em 1990, o brasileiro conseguiu a pole position, mas errou durante a prova e terminou na terceira posição, vendo seu principal adversário Alain Prost vencer na sua casa.
No entanto, em 1991, Senna veio determinado a vencer na frente do seu povo. Ele conseguiu largar em primeiro e vinha fazendo uma prova perfeita, abrindo larga diferença em relação aos outros pilotos. Na volta 65 de 71, Senna começou a ter problemas no câmbio.
Primeiro, o brasileiro perdeu a quarta marcha, tendo que passar da terceira direto para a quinta. Depois, nenhuma delas mais funcionava, e Senna precisou fazer as últimas voltas apenas de sexta marcha, segurando a alavanca com uma mão e controlando o volante com a outra.
Enquanto batalhava com sua McLaren, o segundo colocado Ricardo Patrese vinha diminuindo a diferença a cada volta. Restando duas, a chuva começou a cair em Interlagos, dificultando a direção para todos e evitando que Senna perdesse a primeira posição.
Ao final da corrida, o brasileiro estava exausto. Ele só saiu do carro com ajuda e no pódio mal tinha forças para erguer o troféu de vencedor.
— Não foi a maior vitória da minha vida, mas foi a mais sacrificada — disse Senna após a prova. No final de 1991, ele venceu o seu terceiro título mundial. O brasileiro venceria mais uma vez em Interlagos, em 1993.
3 - Brasil volta a vencer após 13 anos
Desde a última vitória de Senna em 1993, nenhum outro brasileiro conseguiu vencer novamente em Interlagos. Isso durou até 2006, quando Felipe Massa ganhou pela primeira vez correndo em casa, com a Ferrari.
Nessa prova, seu companheiro de equipe era Michael Schumacher, que estava batalhando ponto a ponto com o espanhol Fernando Alonso pelo título. O alemão já havia anunciado que deixaria a F1 ao final da temporada, mas queria encerrar a carreira com a oitava conquista. Para isso, Schumacher precisava vencer no circuito pela quinta vez na história e torcer para Alonso zerar.
Isso não aconteceu. O alemão largou atrás, conseguiu se recuperar, mas teve um pneu furado no meio da prova. Mesmo assim, o heptacampeão conseguiu chegar em quarto lugar, mostrando sua genialidade em meio a diversos problemas.
No fim, Alonso conquistou o bicampeonato. No entanto, a torcida brasileira foi presenteada com um show de Schumacher na pista e ainda festejou a vitória de um piloto brasileiro em Interlagos após 13 anos.
4 - Alegria de Massa em 2006, tristeza em 2008
Uma das temporadas mais marcantes da história da F1 aconteceu em 2008. Massa e o então jovem Lewis Hamilton disputavam o título mundial ponto a ponto. Os dois chegaram à última prova em Interlagos com uma diferença de sete pontos, com 10 ainda em disputa.
O brasileiro precisava ganhar a corrida e torcer para o britânico chegar em sexto lugar pelo menos. Massa fez a pole position e viu Hamilton largar em quarto. Na corrida, o piloto da Ferrari não deu chances para ninguém e liderou de ponta a ponta.
A parte do brasileiro estava feita. Porém, ainda era necessário torcer contra o britânico da McLaren. Na reta final da prova, a chuva começou a cair em São Paulo, fazendo com que a maioria dos pilotos colocassem pneus intermediários. O alemão Timo Glock se manteve na pista com compostos secos e assumiu a quarta posição.
Hamilton e Sebastian Vettel batalhavam pela quinta posição, com o alemão à frente. Quando Massa recebeu a bandeira quadriculada, ele estava sendo campeão mundial, uma vez que o britânico ocupava a sexta posição.
Contudo, a infelicidade aconteceu na última volta. Glock vinha sofrendo com os pneus ao passo que a chuva se intensificava a cada volta. Nas últimas curvas, Vettel conseguiu passá-lo e Hamilton aproveitou para fazer a ultrapassagem logo em seguida. Com isso, o britânico assumiu a quinta posição e conquistou o seu primeiro título mundial com um ponto de diferença para Massa.
O brasileiro subiu ao lugar mais alto do pódio, mas o clima em todo o circuito era de tristeza. Enquanto ouvia o hino brasileiro, ele chorava desolado pela perda do título. Depois, Massa foi ovacionado pelo público presente, em uma das vitórias mais dolorosas da história da F1.
5 - Hamilton faz homenagem à Senna
Em 2021, outra temporada histórica da F1 teve em Interlagos um capítulo marcante. Hamilton e Max Verstappen batalhavam ponto a ponto pelo título mundial. Interlagos foi a 19ª etapa daquele ano, de 22 programadas.
O holandês liderava o campeonato naquele momento, e o britânico precisava reagir. Correndo com o apoio da torcida brasileira, Hamilton fez duas provas históricas. 2021 foi o primeiro ano com corridas sprint aos sábados, em que se definiam o grid de largada para domingo.
O heptacampeão mundial foi punido na classificação na sexta-feira e teve que largar em último na sprint. No entanto, o piloto da Mercedes estava imparável. Ele ultrapassou boa parte dos adversários e conseguiu chegar em quinto. Seu companheiro de equipe Valtteri Bottas foi o vencedor e aproveitou para tirar pontos de Verstappen.
No domingo, o britânico recebeu cinco posições de punição por trocar o motor e largou na décima posição. Contudo, isso não foi impeditivo para Hamilton fazer uma das melhores provas da sua carreira. Ao final da primeira volta, ele já era quinto. Não demorou muito para ele encontra o holandês na briga pela liderança.
Na volta 58, o britânico assumiu a ponta da prova após disputa acirrada com Verstappen, levando a torcida brasileira ao delírio. Ao final da prova, Hamilton não conteve a emoção, recebeu uma bandeira do Brasil, de um dos fiscais de pista, e desfilou com ela por Interlagos — repetindo o gesto de Senna em 1993.
Horários e onde assistir ao GP do Brasil de F1
Sexta-feira (3/11)
- Treino Livre - 11h30min (BandSports)
- Classificação (para domingo) - 15h (BandSports)
Sábado (4/11)
- Classificação sprint - 11h (BandSports)
- Corrida sprint - 15h30 (Band e BandSports)
Domingo (5/11)
- Corrida - 14h (Band)