No primeiro dia de retomada das aulas presenciais na Educação Infantil segundo o cronograma proposto pelo governo do Estado, pelo menos nove cidades se encontravam dentro das condições estabelecidas pelo governo do Estado para voltar às aulas. A adesão, no entanto, ainda era baixa mesmo dentro destes municípios.
Caxias do Sul foi a que apresentou maior movimento: 40 instituições – de um total de 150 – tiveram plano de contingência apresentado ao município aprovado e puderam retomar as atividades. No município de São Marcos, um dos primeiros da Serra a acolher a flexibilização estadual referente às aulas presenciais em escolas particulares de educação infantil, 60 crianças devem voltar às atividades nas três escolas da cidade entre a tarde desta terça-feira (8) e a manhã de quarta-feira (9). Em Bento Gonçalves, o movimento retomou em 18 escolas de Educação Infantil.
Em Garibaldi e Carlos Barbosa, a volta às aulas presenciais não foi de sala cheia nas poucas escolas de Educação Infantil que decidiram reabrir na rede particular. Os municípios somam um total de 15 instituições, mas a reportagem conseguiu contatar três em funcionamento nesta manhã.
Já em Flores da Cunha, segundo a prefeitura, das 10 escolas que atendem no município, apenas uma vai retomar as atividades nesta semana: a Brincando e Construindo, que pretende reabrir nesta quarta-feira (9). As outras nove escolas da cidade se programam para reabrir na próxima segunda-feira (14).
Fora da Serra, em Bagé, na Campanha, a adesão das instituições de ensino foi baixa na cidade. Das 20 escolas que estão aptas a voltar, apenas duas planejam a volta efetivamente. A prefeitura de Lajeado decidiu postergar para a partir de 15 de setembro a volta das atividades presenciais da Educação Infantil nas escolas privadas do município. Na rede pública, a previsão é de retomar as escolinhas em 1o de outubro, exclusivamente para crianças de quatro e cinco anos.
Quem deve voltar nesta terça-feira
Mesmo com autorização para que, a partir desta terça-feira, as aulas presenciais da Educação Infantil voltem em regiões que estejam em bandeira amarela ou há pelo menos duas semanas em bandeira laranja, a maior parte dos municípios das 21 regiões de saúde definidas pelo governo do Estado não autorizou a reabertura das escolas.
Entre aquelas que poderiam permitir que as crianças voltem a frequentar aulas já nesta semana estão Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Canela, São Marcos e Flores da Cunha, Bagé e Lajeado, totalizando pelo menos nove municípios. O governo do Estado ressalta que não há obrigatoriedade para o retorno, que será facultativo, a depender da decisão dos municípios, das escolas e dos pais.
A decisão de permitir a volta às aulas presenciais é polêmica. Mesmo entre profissionais da saúde, os pontos de vista são diferentes. Mas há uma unanimidade: os cuidados terão de ser redobrados para garantir segurança às crianças que retornarão aos prédios das escolas de Educação Infantil de Caxias do Sul. As instituições terão de seguir uma série de protocolos sanitários, com o objetivo de evitar a contaminação. A Secretaria da Saúde recomenda o uso de máscaras em tempo integral para crianças com mais de dois anos, além da higienização constante das mãos e do distanciamento social.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, reforçou que a decisão sobre a retomada será compartilhada. Além de os prefeitos poderem vetar o retorno, mesmo com autorização do Estado, os pais terão autonomia para enviar ou não os filhos às escolas.
— Ninguém está obrigando ninguém a voltar. (...) O que foi se fazendo foi compartilhar autonomia com gestores, dando a eles o direito de decidir se sua rede volta. É uma decisão compartilhada. Da mesma forma que eu, como cidadão, vou no mercado e compartilho espaço com outras pessoas, por uma decisão minha, os pais têm o momento de ter a sua decisão. Em decorrência da vulnerabilidade, da fragilidade do ensino remoto, pais que não conseguem fazer a criança ter interesse... São diversos fatores que nos fizeram dar autonomia aos gestores e às famílias para que entendam em qual momento seu filho deve voltar — disse.
Quem começa primeiro?
Pelo decreto, as datas para as atividades serem retomadas ficam da seguinte forma:
- Educação Infantil, a partir de 8 de setembro
- Ensino Médio, Técnico e Superior, a partir de 21 de setembro. Na rede estadual, a partir de 13 de outubro
- Ensino Fundamental/anos finais, a partir de 28 de outubro
- e Ensino Fundamental/anos iniciais, a partir de 12 de novembro.
*Com informações de Patrick Corrêa, da RBS TV

