O calendário 2014 de eventos astronômicos começa na madrugada desta terça-feira. A partir das 3h (horário de Brasília) será possível ver, a olho nu, a Lua se escondendo totalmente por 78 minutos, no primeiro eclipse total deste ano.
O fenômeno também é chamado de Lua vermelha ou Lua sangrenta. Isso porque o satélite natural estará entre a estrela Espiga, a mais brilhante da Constelação de Virgem, e o planeta Marte e apresentará uma tonalidade avermelhada.
O fenômeno inicia às 1h53min, mas na primeira hora, será praticamente invisível a olho nu, pois a Lua estará na parte externa e mais clara da sombra da Terra, a penumbra. A partir das 3h, o satélite começa a adentrar a umbra, parte central e mais escura da sombra.O ponto alto do fenômeno deve ocorrer às 4h46min. A última vez que a Lua ficou totalmente na sombra da Terra em relação ao Sol ocorreu em 10 de dezembro de 2011.
- Os raios do Sol que atingem a atmosfera da Terra serão refratados e atingirão a Lua. A atmosfera, então, retém o azul violeta no nosso espectro e passa a iluminar a Lua com uma coloração alaranjada escura - explica o astrônomo Jair Barroso do Observatório Nacional.
As pessoas nas localidades mais a Oeste do continente, como os estados de Mato Grosso e Amazonas e o Chile poderão acompanhar o eclipse até o final, antes de clarear o dia. As ilhas do Pacífico e a Austrália também terão uma visão privilegiada do fenômeno.
ENTENDA:
Foto: Nasa/Divulgação
VEJA O CALENDÁRIO DE EVENTOS ASTRONÔMICOS EM 2014:
Lua sangrenta
Eclipse lunar total ocorre a partir das 3h da madrugada desta terça-feira
O satélite natural vai se esconder totalmente na sombra da Terra por 78 minutos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: