O leilão de energia A-5, realizado nesta quinta-feira-feira, garantiu mais um projeto para o Rio Grande do Sul. Com um investimento de R$ 219,6 milhões, o grupo Brookfield vai construir a pequena central hidrelétrica (PCH) Serra dos Cavalinhos 1, no rio das Antas, entre os municípios de Monte Alegre dos Campos e São Francisco de Paula. O empreendimento terá capacidade para gerar até 25 megawatts (MW).
A usina terá de começar a operar até janeiro de 2020. Também estavam habilitados para o leilão outros três projetos programados para o Estado: uma usina a carvão, uma térmica movida a biomassa e mais uma PCH. Os empreendimentos, porém, não conseguiram viabilizar a venda de energia.
O certame contratou 1,97 mil MW de potência instalada de 14 projetos que, somados, exigirão um investimento de R$ 6 bilhões no país. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, considerou o leilão exitoso.
Leia as últimas notícias do dia
- Vários aspectos nos fazem comemorar o resultado. Em primeiro lugar permitiu atender a demanda das distribuidoras. Em segundo, mostrou que o setor elétrico é atrativo. E, em terceiro lugar, destaco a característica desse leilão, que contratou hidrelétricas e PCHs próximas aos sistemas Sudeste e Centro-Oeste - disse Tolmasquim, em referência às regiões que têm a maior capacidade de geração de energia do país, mas nos últimos dois anos sofrem com a falta de chuvas e o baixo nível dos reservatórios.