No sexto painel do 25º Fórum da Liberdade, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro e professora universitária na FGV/RJ, Cláudia Costin, e o professor de Filosofia canadense naturalizado americano Stephen Hicks destacaram a transformação do papel dos pais e professores na educação para formar adultos empreendedores e autônomos.
- Todos temos os próprios sonhos e não há nenhuma resposta no fim do livro. Temos que tomar as nossas próprias decisões. O papel dos pais e professores é facilitar, criar ambiente em que a criança possa explorar e se desenvolver - afirma Hicks.
Hicks aponta como sucesso da cultura americana os clubes e atividades extraclasse, que ajudam a estimular a liberdade, criatividade e a automotivação.
- A sociedade que queremos criar é aquela em que o empreendedorismo se transpõe do trabalho para outras áreas da vida - complementa Hicks.
Para Cláudia Costin, a educação evoluiu e a função do professor também:
- O papel do professor mudou. Na sociedade do conhecimento, essa criança não é a mesma de 20 anos atrás. O professor tem que ser facilitador do processo de aprendizagem. Ele é um assegurador do aprendizado, não um especialista transmitindo o conhecimento que só ele tem.
A secretária de educação falou ainda sobre o baixo nível de leitura e domínio de matemática dos estudantes brasileiros. Para ela, melhorar o ensino significa estabelecer metas e competências para professores e estudantes se guiarem a cada período:
- O principal quando se quer melhorar a qualidade da educação é ter um currículo claro - afirma Claudia.
25º Fórum da Liberdade
Papel de pais e professores precisa mudar para melhorar formação de empreendedores
No sexto painel, a educação foi tema de discussão
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: