O Palácio de Buckingham comunicou nesta sexta-feira (26) que, diante dos avanços no tratamento contra um câncer, o Rei Charles III deve retornar parcialmente às atividades públicas. A informação foi divulgada depois que o tabloide The Daily Beast noticiou que o monarca havia apresentado uma piora em seu quadro de saúde.
Charles III estava afastado das funções desde o início de fevereiro, quando recebeu o diagnóstico de um tipo de tumor não especificado, descoberto durante uma operação de próstata. Apesar dos desafios em torno da doença, a realeza permanecia atuando de forma privada.
Conforme o anúncio, na próxima terça-feira (30), o rei irá visitar um centro de tratamento contra o câncer ao lado da rainha Camila. O encontro marcará o início de uma série de compromissos planejados.
Na agenda para os próximos dias, ele também irá receber o imperador do Japão, Nahurito, e a imperatriz, Masako, que estarão realizando uma viagem de Estado ao Reino Unido.
Ainda conforme a publicação, o rei e a rainha estão se preparando para o aniversário de um ano da coroação de Charles III, que assumiu o trono em 2022, depois da morte da mãe, Elizabeth II.