Miranda Priesty em O Diabo Veste Prada. Isabella de La Fontaine em Prêt-à-Porter. Lorelei Lee em Os Homens Preferem as Loiras. Maria Antonieta em filme do mesmo nome. Nossa Senhora em O Auto da Compadecida. O que todas têm em comum? São consideradas personagens icônicas, interpretadas por grandes atrizes do cinema mundial. E também foram alguns dos nomes escolhidos para serem representados nas fotos do Calendário 2022 do Divas da Alegria, projeto voltado para mulheres maduras, que será lançado na segunda quinzena deste mês.
O calendário, que está em sua segunda edição, terá novamente toda a receita revertida para ações sociais. A iniciativa faz parte do Divas da Alegria, uma "oficina de autoestima" para mulheres com mais de 60 anos criada pela administradora gaúcha Marilice Carrer, de 62 anos. O grupo já estrelou a capa de Donna e conta com aulas de passarela, de costura, de vestimenta e até de etiqueta social, além de palestras e eventos, para movimentar a vida das alunas na maturidade.
Além da ação beneficente, a ideia do projeto, produzido por San Lopez, é "celebrar a beleza e a juventude que ainda existe" dentro das mulheres maduras, explica Marilice, que coordenou a execução do calendário. As imagens foram feitas no Hotel Plaza São Rafael e no Palácio Piratini, em Porto Alegre, pelas lentes da fotógrafa Liane Neves.
— Eu procurei retratar essa essência (de divas do cinema), com delicadeza e sensibilidade, mostrando a beleza de cada uma delas — conta a profissional, que afirma ter ficado surpreendida positivamente com o resultado final.
Troca cultural
Para a produção do calendário, cada aluna recebeu no privado o nome da personagem que iria interpretar, sem saber quais seriam os das outras. No dia das fotos, após a sessão, se reuniram para apresentar às colegas o resultado de uma pesquisa sobre o filme em questão, a vida da atriz e como foi para cada uma viver tal personagem.
— Foi uma tarde cinematográfica, de muita cultura para todas nós. Foram 13 filmes, 13 personalidades comentadas, cada uma com o seu olhar e a sua interpretação. Foi muito lindo e evolutivo — relata Marilice.
A técnica de enfermagem aposentada Elvira Rita Marchioretto Pacheco, de 60 anos, foi quem representou Maria Antonieta. Ela, que entrou no curso de manequim e modelo da maturidade do Divas da Alegria em 2015, conta que o grupo se tornou uma família ao longo dos últimos anos.
Todas nós sabemos que temos energia e vitalidade para fazer o que quisermos, mas é quando realmente produzimos algo que nossa moral se eleva exponencialmente
ELVIRA RITA MARCHIORETTO PACHECO
Integrante do Divas da Alegria desde 2015
— A troca de experiências é fantástica. Existem questões em comum, anseios e dúvidas, cada uma tenta ajudar da melhor forma possível — diz.
Sobre a sessão de fotos, destaca oportunidade de viver o seu "lado lúdico", além da elevada na autoestima.
— Todas nós sabemos que temos energia e vitalidade para fazer o que quisermos, mas é quando realmente produzimos algo que nossa moral se eleva exponencialmente — reflete.
Ações sociais
A solidariedade é um dos pilares do grupo, que, independente do calendário, já costuma realizar ações semanais, muitas vezes com recursos pessoais.
— Essa nossa vontade de ajudar é uma coisa do grupo. É uma sintonia tão bonita. Só Deus para explicar a união e o bem querer do meu grupo, do qual eu me orgulho e me emociono muito ao falar — conta Marilice.
No ano passado, com a venda da primeira edição do calendário, o Divas da Alegria promoveu ceias de Natal e de Ano Novo para os catadores da casa de acolhimento Ksa Rosa, montou "kits de autoestima" para as residentes do Lar Gustavo Nordlund, do bairro Rubem Berta, além de ter comprado cobertores e cestas básicas para moradores de rua da Capital. Para este ano, a expectativa é superar as vendas e, consequentemente, as ações.
Onde comprar o calendário?
Os calendários, que custam R$ 27 a unidade, podem ser adquiridos diretamente pelas redes sociais do Divas da Alegria (Facebook e Instagram) ou em alguns dos pontos de exposição e venda, que ainda estão sendo definidos.
Ficha técnica:
- Coordenação geral: Marilice Carrer
- Fotos: Liane Neves
- Beleza: Andy e Lucas Rodrigues
- Figurinos: Renilda Pokorski
- Locação: Palácio Piratini e Hotel Plaza São Rafael
- Produção: San Lopez