Se o barulho dos secadores de cabelo nos salões já incomoda as clientes, imagine para quem está exposto ao barulho 8 horas por dia? Mas não é só incômodo que o som pode causar. O ruído excessivo (mais de 90 decibeis) tem feito cada vez mais vítimas da Perda Auditiva Induzida por Ruído ( PAIR). O nível máximo suportado pelo ouvido durante 8 horas é de 85 decibeis.
A PAIR é uma das doenças mais frequentes do aparelho auditivo e um dos problemas ocupacionais que mais afetam os trabalhadores. De acordo com a fonoaudióloga Beatriz Pessoa, assim como as britadeiras, os secadores de cabelo propagam o som pela vibração, com isso, potencializam os efeitos do ruído nos profissionais expostos a eles.
Hoje, estima-se que 10% da população mundial têm algum grau de perda auditiva, sendo que grande parte danificou a audição por exposição excessiva a sons que poderiam ter sido evitados. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a poluição sonora já é o terceiro maior problema ambiental mundial.
Embora o uso de EPI's (Equipamentos de Proteção Individual), como os protetores auriculares, sejam obrigatórios em lugares considerados ruidosos, muitas vezes ficam pendurados no pescoço e não nos ouvidos dos profissionais. A exposição constante ao ruído pode provocar zumbidos e sensação de chiado no ouvido.
? É importante observar o nível de ruído em cada ambiente para que a audição não seja lesada ? ressalta a fonoaudióloga.
A perda auditiva costuma ser gradativa, por isso é preciso ficar atento. Se você anda tendo dificuldade para entender o que as pessoas falam, pede com frequência para repetir o que foi dito ou costuma ouvir televisão com o volume muito alto, pode ser hora de procurar um médico.
Exposição constante ao barulho do secador de cabelo pode provocar perda auditiva
Redação Donna
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: