Tão antigas quanto as dúvidas a respeito do sentido da vida são as tentativas de respondê-las. Um exemplo disso é a prática da cabala, conhecimento milenar de origem judaica baseado na crença de que existe um universo espiritual que transcende nossos cinco sentidos básicos.
Em hebraico, cabala quer dizer "tradição" ou "recebimento". A partir do Zohar, livro com comentários sobre a Bíblia feitos por estudiosos e mestres espirituais, a cabala mostra argumentos que procuram desvendar a origem e o funcionamento do universo. Entre seus principais fundamentos está a ideia de que todos os seres humanos merecem ser felizes - mesmo que, para isso, precisem enfrentar períodos não tão agradáveis assim.
- A dor faz parte da vida, serve como alerta de que algo não está indo bem - diz Yonatan Shani, professor do Kabbalah Centre. - Mas sofrimento significa que ainda não aprendemos tudo que deveríamos. A pessoa pode viver sem sofrer.
Shani explica que a prática, embora historicamente associada ao judaísmo, alcançou um público bem mais abrangente e, muitas vezes, leigo. Ele cita Leonardo Da Vinci e Isaac Newton como exemplos de cabalistas ilustres que jamais aderiram a um sistema de crenças.
- A cabala não é uma ciência nem uma religião - enfatiza. - É como dizem: duas retas só se encontram no infinito. A cabala é a essência de muitas religiões sem ser uma religião, é o encontro desses dois conhecimentos.
A redescoberta da cabala se deve não só à visibilidade adquirida graças à adesão de artistas famosos (como a cantora Madonna e a atriz Gwyneth Paltrow), mas a uma necessidade espiritual de toda a sociedade contemporânea.
Curiosidades
::: A cabala vai além de ensinamentos de conduta em sociedade, como aprender a controlar emoções negativas em momentos delicados ou colocar-se no lugar do próximo - física quântica, filosofia e história também fazem parte da lista de assuntos abordados
::: Paralelamente aos estudos teóricos e científicos, quem se propõe a estudar a cabala também é iniciado em assuntos esotéricos e místicos, como técnicas de relaxamento, meditação e auto-observação
::: Dentre os conhecimentos do mundo espiritual, a numerologia e o tarô estão intimamente ligados à cabala. Os números, de acordo com a prática cabalística, influenciam diretamente na personalidade e até no destino das pessoas