
Por "absoluta afinidade com natural, o rústico e com a simplicidade", a ceramista Vera Vignatti fez do hobby a sua arte e profissão. Há 15 anos criando peças para aplicação em projetos de paisagismo, a artesã e designer formada pelo curso de Cerâmica no Liceu de Artes e Ofício de São Paulo começou confeccionando vasos e cachepôs e hoje suas produções incluem até cubas para lavabo e banheiro.
A mais recente coleção de luminárias, composta por oito peças, será apresentada em abril na 13ª Feira Internacional da Indústria da Iluminação (Expolux). Os pendentes, lustres e postes de cerâmica são queimados em forno a alta temperatura (1.250 graus), o que confere acabamento diferenciado e resistência.
Fazendo uso de diversos materiais, como coloridos tecidos africanos e alumínio com aspecto envelhecido, a ceramista busca referências históricas para compor o seu trabalho.
- Para a coleção 2012, fui buscar inspiração nos antigos castelos europeus. Minhas ideias vêm de viagens, filmes, livros, coisas da minha própria vivência que traduzo no trabalho - conta Vera.

