Ricardo Alface foi o 17º eliminado do BBB 23 na noite desta quinta-feira (20), com 68,86% dos votos. Na reta final do programa, o brother disputava o paredão duplo com Larissa, mas foi escolhido pelo público para deixar a casa mais vigiada do Brasil e o prêmio acumulado em R$ 2,82 milhões.
No discurso de eliminação, o apresentador Tadeu Schmidt lembrou que Larissa foi eliminada em seu primeiro paredão, mas voltou ao programa mais forte e já venceu outras duas berlindas. No paredão em que foi eliminada, Larissa disputava com Domitila e Ricardo — ambos agora eliminados por ela.
Tadeu também definiu Alface como um "cavaleiro solitário", por jogar sozinho.
— No futuro, quem vai ser usado como referência é você, Ricardo. Alguém vai dizer: "Estou no modo Alface". Significa ser como ninguém, fazer exatamente o que se espera de quem entra nessa casa: protagonizar cenas inesquecíveis, se entregar 100%, dar a vida, sem medo, jamais se esconder ou escolher o caminho confortável, procurar o jogo como ninguém, criar confusão pelas maiores bobagens, mas, também, despertar afeto pelo que é mais importante — destacou.
O apresentador também lembrou que Ricardo, "o cara mais esquentado" da casa, levou apenas um voto em 95 dias, e teceu elogios ao biomédico.
— Cristiano Ronaldo, Zico... O que esses craques têm em comum? Não venceram a Copa do Mundo. Aqui estou, no papel de pai triste, como você já disse certa vez, para dizer que quem sai hoje é você, Alface — finalizou.
Enquetes realizadas por diferentes sites mostravam uma disputa acirrada entre Larissa e Ricardo, com os dois se revezando na preferência pela eliminação. Contudo, o biomédico acabou levando a pior. Já Larissa recebeu 31,14% dos votos.
O paredão foi formado após Bruna Griphao vencer a prova do líder e indicar Ricardo ao paredão. Depois, em uma votação aberta, os moradores que restaram na casa escolheram Larissa para a berlinda dupla.