Hollywood está de olho nas estrelas: entre as estreias desta semana no streaming estão a animação Apollo 10 e Meio: Aventura na Era Espacial, que chega nesta sexta-feira (1º) à Netflix, e a comédia romântica Nossos Sonhos de Marte, disponível desde quinta (31) na HBO Max. Projetos únicos, cada um à sua maneira, as obras têm em comum a fascinação com a fronteira final.
Em Apollo 10 e Meio, o fascínio é com o primeiro pouso na Lua, no verão de 1969. O cineasta Richard Linklater (de Boyhood) buscou inspiração na própria juventude marcada por "sonhos intergalácticos" na cidade de Houston, lar do programa espacial norte-americano, para criar a trama, que reinventa o momento histórico a partir do olhar maravilhado de um garoto que acredita ele mesmo estar dentro do módulo lunar.
Linklater contou, em entrevista ao Entertainment Weekly, que decidiu abordar o momento por ser um raro acontecimento capaz de capturar a atenção do mundo todo devido a algo positivo:
— Nós tendemos a nos concentrar em nossos fracassos. Esta foi uma rara conquista humana que fez todos nós pensarmos: "Nossa! Nós fizemos isso. Seres humanos estão andando na Lua!".
Jornada
Enquanto Apollo 10 e Meio olha para o passado, Nossos Sonhos de Marte se volta para o futuro. Uma comédia romântica juvenil, o filme de Christopher Winterbauer se desenrola em uma realidade em que as viagens ao planeta vermelho deixaram de ser um sonho para se tornar uma possibilidade para os humanos.
Um destes humanos em Marte é o namorado de Sophie (Lana Condor, da trilogia Para Todos os Garotos que Já Amei). Cansada do relacionamento a distância, ela se inscreve no programa espacial para poder reencontrá-lo. A jornada interplanetária acaba ficando mais emocionante, contudo, quando um de seus amigos na Terra, o barista Walt (Cole Sprouse, de Riverdale), decide embarcar de penetra na viagem, para ver outra vez uma antiga paixão.
Mais dicas
Drive My Car estreia na MUBI
O longa-metragem japonês Drive My Car (2021), de Ryûsuke Hamaguchi, vencedor no último fim de semana do Oscar de melhor filme internacional, chega nesta sexta-feira à plataforma de streaming MUBI.
A história, adaptada de um conto de Haruki Murakami, acompanha os passos do ator e diretor de teatro Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima) em passagem por Hiroshima para um festival. Lá, ele acaba confrontado por um mistério deixado por sua falecida esposa, Oto (Reika Kirishima), enquanto é conduzido pela cidade por Misaki (Toko Miura), a discreta mulher contratada para ser sua motorista.
Maravilhas marinhas
O Globo Repórter desta semana desbrava dois patrimônios da humanidade em águas brasileiras: a ilha de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas. O programa vai mergulhar nas águas cristalinas e quentes da região para mostrar suas maravilhas marinhas e conversar com pesquisadores locais sobre a saúde dos recifes de coral, um ecossistema rico, porém frágil. A exibição tem início às 23h20min, logo após o Big Brother Brasil 22, na RBS TV.
Susana Vieira no Theatro São Pedro
Ícone da teledramaturgia, Susana Vieira sobe neste final de semana no palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, para apresentar a peça Uma Shirley Qualquer.
A comédia adaptada por Miguel Falabella é uma versão brasileira do premiado espetáculo Shirley Valentine, do inglês Willy Russel. A obra acompanha os dilemas de uma mulher que, cansada da vida doméstica, decide embarcar para a Grécia com sua melhor amiga.
As sessões irão ocorrer na sexta e no sábado, às 21h, e no domingo, às 18h. Os ingressos estão à venda pelo Sympla, e há desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante com acompanhante.