Série mais esperada da nova leva da alta temporada da televisão americana, Scream Queens estreia nesta terça-feira, 22/9, por lá e no Brasil, com expectativas na estratosfera. Nada mais natural: qualquer seriado que tenha Ryan Murphy como criador já nasce popular. Produtor, diretor e roteirista, ele conquistou um imenso espaço nos últimos 15 anos com alguns dos programas de maior repercussão dos Estados Unidos. Tê-lo na grade é quase um selo de sucesso garantido para as emissoras. Ao todo, suas produções ganharam sete Globos de Ouro e 14 Emmy desde 2003.
A marca dos trabalhos de Murphy, especialmente na última década, é a temática de inclusão, seja de gays, negros, pessoas com sobrepeso ou portadoras de deficiência. E ele consegue fazer isso de uma forma que não apela à demagogia, ao contrário - mostra como essa gente deixada de lado também é cool, à sua maneira.
Embora não tenha sido muito representada em seu primeiro sucesso, Nip/Tuck (2003 - 2010, sobre dois cirurgiões plásticos), a inclusão foi o grande tema de Glee (2009 - 2015), dramédia musical sobre os integrantes não muito populares do coral de uma escola americana. Vencedora de quatro Globos de Ouro e dois Emmy, a série revelou atores como Lea Michele, Chris Colfer e o falecido Cory Monteith e devolveu popularidade a muitas músicas que a trupe interpretou nos episódios, como Don't Stop Believin', da banda Journey, que virou uma espécie de hino dos excluídos.
O auge para Murphy, porém, chegou com American Horror Story (2011), antologia que conta, a cada temporada, uma história diferente de suspense e horror. Já tivemos uma casa mal-assombrada, um manicômio com um serial killer à solta, um time de bruxas e um circo de horrores - sempre com atores que representam a diversidade que ele tanto defende. A estreia do ciclo passado bateu o recorde de audiência do canal FX, atraindo 10 milhões de espectadores.
A próxima temporada será em um hotel e terá como protagonista a cantora Lady Gaga. Aliás, essa é outra característica dos trabalhos de Murphy: englobar estrelas pop. Scream Queens também contará com dois representantes deste universo, os cantores Ariana Grande e Nick Jonas.
E como ele não para nunca, já tem mais um projeto em andamento - a antologia American Crime Story, que retratará um crime real diferente a cada ano. O primeiro será o rumoroso caso O.J. Simpson. Mais um sucesso no horizonte.
Leia mais sobre seriados