Ao longo de todo o 43º Festival de Gramado, que começou na sexta-feira, dia 7, e se estende até o próximo sábado, 16, vamos apresentar um diário com notícias e comentários do que de mais importante acontece no Palácio dos Festivais e nos bastidores do evento. Quem chamou a atenção? Quais são os filmes preferidos do público e da crítica? Confira.
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O figuraça do festival
Ele veio do Rio Grande do Norte e atende pelo nome de Sêo Inácio. Protagoniza o documentário homônimo, apresentado na mostra nacional de curtas-metragens.
- Sou uma raridade arqueológica - define-se.
O homem é simples, mas tem a fala inspirada. Diz já ter visto mais de 20 mil filmes, que cataloga em cadernos de anotações. Fora os livros, que tomaram conta de sua pequena casa em Natal, a ponto de não haver espaço para dormir - não há cama, pois só cabe uma rede em meio aos milhares de volumes acumulados.
O discurso de Sêo Inácio, na apresentação do curta, foi emocionante. Divertido. E cheio de erudição. Homenageou a "terra de Erico Verissimo", um de seus ídolos, arrancando aplausos do Palácio dos Festivais. Pena que Gramado não entrega um Troféu Figuraça, como o CineEsquemaNovo fazia há alguns anos. Em 2015, a láurea seria dele.
Menos pode ser mais
Em matéria publicada na segunda-feira, ZH abordou a ausência dos longas da novíssima geração de cineastas gaúchos em Gramado. Pois a noite de terça parecia uma resposta do festival. Não que tenham sido exibidas produções locais; o que a programação reservou para a data foram dois longas de dramaturgia mínima, narrativa enxuta, protagonistas jovens e atores em interpretações naturalistas - o cubano Venecia, de Enrique Alvarez, e o brasileiro Ausência, de Chico Teixeira.
Ou seja, filmes sintonizados com certa tendência verificada no cinema de autor contemporâneo badalado nos melhores festivais do mundo. Tudo o que, tantas vezes, faz falta a Gramado e que é sentido por cineastas antenados que preterem a Serra em detrimento de outros eventos. Aliás, Venecia e Ausência, sobretudo este último, são muito bons.
Faz sentido mesmo?
O longa O Último Cine Drive-In, de Iberê Carvalho, estreia no circuito nacional na quinta da semana que vem (dia 20). Pode, portanto, participar da competição em Gramado, sem ferir o regulamento do festival. Já Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, entra em cartaz apenas no dia 27, uma semana depois. Mas, por conta da sessão de pré-estreia realizada em São Paulo terça passada (dia 12), foi excluído da mostra competitiva, sendo exibido hors-concours na serra gaúcha. No rigor frio do regulamento, tudo faz sentido. Mas é estranho. E lamentável, afinal, Que Horas Ela Volta? é um baita de um filme.
Gramado, Brasília, Pernambuco
Para evidenciar o sucesso do cinema produzido em Pernambuco no Festival de Brasília, alguns anos atrás, alguém sugeriu, brincando, que o evento da capital federal fosse chamado de Festival de Cinema Pernambucano de Brasília. A piada pegou e foi lembrada pelo roteirista e produtor J. Procópio, que chamou esta 43ª edição da mostra realizada na serra gaúcha de Festival de Cinema Brasiliense de Gramado. Isso porque, dos sete títulos que disputam Kikitos, três são produzidos ou se passam no Distrito Federal.
O primeiro western
Qual foi o primeiro faroeste brasileiro? A questão pautou um debate entre os críticos. Isso porque, no material de divulgação do documentário gaúcho Edmundo, de Luiz Alberto Cassol, consta uma referência a Os Abas Largas (de Sanin Cherques, 1962), precursor filme do gênero que conta com participação do diretor teatral e historiador Edmundo Cardoso, personagem do longa de Cassol.
Houve quem lembrasse que, quatro anos antes, em 1958, José Mojica Marins, o Zé do Caixão, se aventurasse pelo western com A Sina do Aventureiro. Só que, lá em 1917, quase um século atrás, Guelfo Andaló já filmava Dioguinho, que o pesquisador Rodrigo Pereira aponta como o marco inaugural do gênero no país.
Edmundo, que traz imagens do histórico Os Abas Largas - recém-restaurado pela Cinemateca Brasileira -, será exibido nesta quinta-feira, às 16h, no Palácio dos Festivais, dentro da mostra de longas-metragens gaúchos.