
As atrizes brasileiras Regina Casé e Camila Márdila conquistaram, sábado, 31, o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, por suas participações no filme Que Horas Ela Volta? (lá, anunciado como The Second Mother).
O longa, que tem direção de Anna Muylaert, conta a história de Val (interpretada por Regina), uma mulher que deixa a filha, Jéssica (vivida por Camila), no interior de Pernambuco para ir a São Paulo tentar a vida trabalhando como babá.
"Queremos dedicar esse prêmio a todas as empregadas domésticas do Brasil", disse Camila em comunicado oficial do festival. "Foi um grande prazer trabalhar com todos os artistas fantásticos neste filme."
Foi na Bahia, onde está passando férias, que Regina Casé, ficou sabendo que ganhou o prêmio.
A atriz se disse surpresa com o prêmio porque achava que a personagem tem muitos detalhes que passariam batidos para os estrangeiros.
- Tudo o que eu acho que seria notável no meu trabalho, o sotaque, a maneira de andar, os gestos, os termos... Tudo isso eles não percebem - afirmou.
- Além disso, me despi de qualquer vaidade, da minha imagem, e isso eles também não sabem, já que não sabem como eu sou - comentou. - Então acho que o filme pegou mesmo pelo sentimento, pelo emocional mesmo.
Outro brasileiro
Que Horas Ela Volta?, ainda sem previsão de estreia, não foi o único filme com participação brasileira a sair vencedor do festival. The Witch, que deu o prêmio de direção para Robert Eggers, também tem um toque tupiniquim.
O produtor brasileiro Rodrigo Teixeira, da RT Features, contou que conheceu Eggers em 2013, no próprio festival, e se impressionou com o roteiro que ele apresentou.
Acabou entrando como investidor e produtor, o que viabilizou o filme, que tem orçamento total de US$ 2,3 milhões (mais de R$ 6 milhões).