A cantora Ludmilla utilizou um Boi Garantido "fake" durante um show da turnê Numanice, no Podium da Arena da Amazônia, em Manaus, no último domingo (20).
A situação gerou constrangimento para a associação folclórica do Festival de Parintins que, inicialmente, anunciou que abriria uma ação contra a artista, alegando que não havia autorizado referências ao boi-bumbá no show.
Nesta terça-feira (22), porém, a assessoria do boi vermelho e branco informou que não haverá processo e que a equipe de Ludmilla já se retratou. A informação foi confirmada ao g1. Uma nota também foi divulgada nas redes sociais do Garantido.
"A produção da cantora Ludmilla, assim como a produtora local, entrou em contato com a associação para se retratar pelo ocorrido e reconheceram que foi apenas uma forma de preservarmos nosso maior patrimônio, o Boi-Bumbá Garantido. Esclarecemos, ainda, que todas as partes envolvidas chegaram a um acordo e que a situação está encerrada, sem a necessidade de qualquer ação jurídica", diz um trecho da nota (veja abaixo).
Em um primeiro comunicado, a organização reagiu à apresentação e disse que o boi utilizado não se tratava do Boi Garantido oficial. No texto, a associação ressaltou que era necessária uma autorização prévia para a participação em eventos.
Contudo, ainda nesta terça-feira, o Boi do Povão, como o Garantido é popularmente conhecido, reconheceu a importância da homenagem feita pela cantora:
"Ressaltamos que a nota anterior emitida pela associação não teve o intuito de atingir a artista mencionada, mas, sim, advertir de forma geral sobre o uso não autorizado da marca e propriedade intelectual do Boi-Bumbá Garantido".
Boi Caprichoso agradeceu a homenagem
O Boi Caprichoso, rival do Garantido no Festival de Parintins, esteve presente no mesmo show e agradeceu Ludmilla pelo convite:
"O Boi-Bumbá caprichoso abraça, com a força da nossa estrela, a grande artista que é Ludmilla. Jamais poderíamos negar nossa presença em um show de quem não apenas abraçou nossa cultura, mas também acolheu nossa gente com tanto carinho".