O clima festivo e mágico do Natal está prestes a tomar conta da Serra Gaúcha. Com abertura oficial programada para 1º de novembro, a 37ª edição do Sonho de Natal reunirá decorações especiais, shows musicais, peças teatrais e muitas atividades temáticas na charmosa cidade de Canela.
– O Sonho de Natal é um evento bem consolidado e que tem grande importância para a região. Trata-se de uma iniciativa lúdica, que também aborda fatores religiosos relacionados à época. Nesta edição, as atividades se estenderão até 12 de janeiro de 2025 – conta o Secretário de Turismo de Canela, Gilmar Ferreira.
Confira os principais destaques do Sonho de Natal, que terá mais de 70 apresentações gratuitas e diversas atrações temáticas em sua programação:
1. Decoração especial
A decoração urbana que toma conta de vários pontos de Canela é uma das marcas registradas do Sonho de Natal. Os adornos criam uma atmosfera vibrante, pensada para encantar os turistas tanto durante o dia como à noite, com diversas iluminações.
– Para a edição deste ano, nossa equipe e nosso arquiteto apostaram em decorações inspiradas no Natal ao redor do mundo. Entre os destaques, teremos os anjos de Nova York, nos Estados Unidos, e uma atração inspirada em Berlim, que também prestará homenagem ao bicentenário da colonização alemã no Rio Grande do Sul – explica Ferreira.
Além disso, em 25 de outubro, a Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC) promoveu a iniciativa Nos Trilhos da Magia. A ação reuniu comerciantes e empresários locais, que se uniram para decorar os pinheiros da Rua Júlio de Castilhos, uma das vias mais icônicas da cidade.
2. Descida e Casinha do Papai Noel
A descida do Papai Noel pela torre da Catedral de Pedra, ponto turístico mais famoso do município, marca a abertura oficial do Sonho de Natal. Nesta edição, a atração promete emocionar o público com uma belíssima projeção mapeada de luzes.
De 1º a 30 de novembro e de 1º a 12 de janeiro, o espetáculo poderá ser assistido diariamente, das 20h às 21h. A descida do Bom Velhinho, contudo, só será realizada às sextas-feiras e aos sábados.
Já entre 1º e 31 de dezembro, haverá apresentações completas (com a descida do Papai Noel) todos os dias. Elas acontecerão no mesmo horário: das 20h às 21h.
Crianças e adultos também poderão visitar a Casinha do Papai Noel, na Praça João Corrêa, na região central de Canela. Ali, será possível interagir com o Bom Velhinho e conhecer seu lar de perto.
Em novembro, a instalação funcionará de quinta-feira a domingo, das 13h às 21h. Já em dezembro, as visitas serão diárias, no mesmo horário – exceto nos dias 24 e 25, quando a área ficará aberta ao público das 10h às 16h.
3. Apresentações musicais gratuitas
A 37º edição do Sonho de Natal terá dezenas de shows musicais gratuitos. O Christmas Rock, por exemplo, será comandado pelo guitarrista e cantor Rafa Schüler, que interpreta hits natalinos em um espetáculo que mistura o rockabilly com o estilo das Big Bands americanas das décadas de 1940 e 1950. As apresentações estão marcadas para 23 e 29 de novembro, às 19h45, no multipalco da Praça João Corrêa.
O público também poderá assistir a performances da Orquestra Dedilharcos (17/11), que vem do Espírito Santo e é formada por alunos e professores do Instituto Preservarte, e da Orquestra de Teutônia (7/12), uma das maiores referências do Rio Grande do Sul.
Outros destaques da programação são as apresentações Natal Encantado (30/11 e 21/12), que contarão com a participação com alunos da APAE de Canela, e a peça teatral O Natal de Anelise, que promoverá espetáculos de bonecos todos os sábados, às 17h, entre 9 de novembro e 4 de janeiro.
4. Feira natalina
A feira natalina reunirá o trabalho dos artesãos locais em uma área coberta na Praça João Corrêa. O local funcionará de domingo a sexta-feira, das 10h às 21h, entre 1º de novembro e 12 de janeiro.
Os visitantes poderão conhecer o trabalho dos artistas da região, bem como adquirir itens exclusivos e feitos à mão. As criações variam de peças decorativas natalinas até produtos artesanais que exploram a cultura e as tradições canelenses.
5. Grandes expectativas
O Secretário de Turismo de Canela conta que as expectativas para o 37º Sonho de Natal são altas.
– Passamos por um cenário de baixa no turismo por conta das tragédias que acometeram o Estado, mas a curva de procura está muito boa e crescendo bastante, principalmente em função da retomada da nossa conectividade com Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que voltou a operar em outubro – diz Ferreira.
Em 2023, a cidade recebeu mais de sete milhões de visitantes. Desses, mais de dois milhões passaram pela região durante o período do Sonho de Natal. Em 2024, a previsão é de que cerca de 1,2 milhão de pessoas visitem o destino da Serra Gaúcha entre novembro, dezembro e janeiro.