O país tem 2,5 milhões de pessoas que se cadastraram para receber o auxílio emergencial de R$ 600, mas que ainda aguardam resposta ao pedido. O número foi divulgado pela Caixa Econômica Federal nesta terça-feira (16) — mesmo dia em que o banco iniciou os depósitos a 4,9 milhões de beneficiários, que tiveram as inscrições aprovadas na última semana.
Entre os inscritos via site ou aplicativo que ainda não sabem se terão direito à ajuda federal, estão 1,5 milhão que não tiveram os dados avaliados até o momento. Já cerca de 1 milhão de cadastros estão em reanálise, após terem sido reprovados inicialmente.
Não há previsão de quando a análise desse lote residual será concluída.
O balanço da Caixa ainda mostra que cerca de 64,1 milhões de cidadãos já tiveram acesso ao auxílio emergencial ou estão aptos para receber os depósitos. Ao todo, 42,2 milhões de cadastros foram reprovados (os dados de 1 milhão estão em reanálise).
Novos beneficiários
Os depósitos para o novo lote de aprovados no auxílio emergencial (4,9 milhões de pessoas) começou nesta terça-feira (16) para nascidos entre janeiro e junho. Quem faz aniversário entre julho e dezembro terá o dinheiro na conta na quarta-feira (17).
Os valores estarão nas contas sociais digitais da Caixa e, por enquanto, só poderão ser utilizados por meio do aplicativo Caixa Tem para o pagamento de contas ou para a realização de compras.
O saque dos valores em dinheiro só será permitido a partir do início de julho, em um calendário que também segue o critério do mês de aniversário do beneficiário. O motivo para a ação, segundo o banco, é evitar aglomerações nas agências e demais pontos de atendimento.
Quando os saques forem autorizados, a parcela poderá ser sacada nos caixas eletrônicos da Caixa e também nas lotéricas.